A gestão dos processos minerários em um só lugar.

Foi publicada no Diário Oficial da União do dia 10 de janeiro de 2024 a Portaria ANM nº 1504, de 18 de dezembro de 2023. Ela Institui a Comissão de Edital de Disponibilidade – CED e estabelece as diretrizes para a 8ª Rodada de Disponibilidade de Áreas de pesquisa e lavra, promovida pela Agência Nacional de Mineração (ANM). Vamos explorar detalhadamente os principais pontos dessa portaria:

Objetivo

A portaria tem como principal objetivo instituir a Comissão de Edital de Disponibilidade (CED) para coordenar a 8ª Rodada de Disponibilidade de Áreas, visando o critério de melhor proposta financeira para áreas específicas.

Fases do Processo

A 8ª Rodada seguirá um processo dividido em etapas claras:

·       Planejamento;

·       Oferta Pública;

·       Leilão Eletrônico - Proposta Fechada;

·       Recursos Administrativos;

·       Homologação e Adjudicação;

·       Requerimento;

·       Sanções.

Comissão de Edital de Disponibilidade (CED)

A CED será composta por membros desempenhando funções específicas, tais como Presidente, Secretário Executivo, Administrador de Rodada, Suporte de Gestão Administrativa, Product Manager (PM) e Product Owner (PO).

Responsabilidades dos Membros da CED

·       O Presidente coordena as ações da CED, promove uniformização de procedimentos e articulação entre áreas da ANM.

·       O Secretário Executivo realiza a depuração de áreas, organiza documentação, e coordena a comunicação entre CED e demais setores.

·       O Administrador de Rodada gerencia todas as fases da rodada, desde a definição de critérios até a revisão e divulgação dos resultados.

·       O Suporte de Gestão Administrativa atende ao público, gera dados para estatísticas, e gerencia a unidade SEI CED.

·       O Product Manager (PM) gerencia o desenvolvimento de sistemas e produtos digitais.

·       O Product Owner (PO) constrói e configura ferramentas tecnológicas, além de planejar e controlar atividades de desenvolvimento.

Quais são os próximos passos?

A 8ª Rodada de Disponibilidade de Áreas está chegando, e quem deseja participar precisa ficar atento à publicação iminente do edital. Para garantir que não perca a oportunidade de arrematar uma área no leilão eletrônico, é fundamental acompanhar de perto o cronograma detalhado do edital, disponibilizado no SOPLE.

Para facilitar esse acompanhamento e oferecer mais agilidade e segurança aos usuários do Jazida.com, a plataforma disponibiliza automaticamente os vencimentos dos principais prazos relacionados aos editais. Basta cadastrar o processo minerário desejado no Módulo Minerário e o sistema envia notificações por e-mail.

Com o Jazida também é possível visualizar, em mapa, todas as áreas que estão aguardando oferta pública. Ao ser publicado um edital, é possível visualizar as áreas ofertadas. Conforme as fases do edital progridem, é possível acompanhar no mapa as áreas de cada fase do processo de disponibilidade.

A Portaria ANM nº 1504 entra em vigor na data de sua publicação, marcando o início das ações coordenadas pela CED para a 8ª Rodada.

Essa portaria visa fornecer organização, eficiência e celeridade ao processo de disponibilidade de áreas, garantindo transparência e padronização nos procedimentos adotados pela ANM.

Para ler a Portaria ANM nº 1504 na íntegra, clique aqui.

You’ve successfully subscribed to Jazida
Welcome back! You’ve successfully signed in.
Great! You’ve successfully signed up.
Success! Your email is updated.
Your link has expired
Success! Check your email for magic link to sign-in.