SIGMINE: geoinformação do setor mineral

SIGMINE: geoinformação do setor mineral

O SIGMINE é uma plataforma online desenvolvida e mantida pela Agência Nacional de Mineração – ANM. Tem como objetivo mostrar a localização e informações sobre os Processos Minerários ativos no Brasil.

Nele você encontra as áreas dos processos minerários cadastrados na ANM, como os requerimentos para pesquisa e lavra, concessões e licenciamentos.

Por meio do SIGMINE é possível realizar o download dos Processos Minerários ativos em formato ArcGis Shapefile e Google KMZ.

Por dentro do SIGMINE

A plataforma foi recentemente atualizada e apresentada ao público com uma nova interface

Imagem 01: Portal SIGMINE.

As principais ferramentas disponíveis no SIGMINE podem ser localizadas no menu inferior e ao lado direito, destacados em vermelho.

No menu inferior é possível fazer o download dos Processos Minerários ativos, inserir marcador, adicionar dados, ativar camadas (processos minerários por fase, substâncias, titular, cavernas, hidrografia, terras indígenas, dentre outros), realizar medições, desenhar, emitir relatórios e imprimir.

No menu ao lado direito é possível ativar mapas base, camadas por categorias (geociências, transporte, áreas militares, dentre outros) e visualizar as legendas.

A plataforma é diariamente utilizada por geólogos, engenheiros de minas, empresas de mineração e consultorias para obtenção de localização e detalhes dos processos minerários ativos no Brasil.

A ANM disponibilizou um manual completo sobre as ferramentas do novo SIGMINE, clique no link e acesse: Manual do SIGMINE.


O JAZIDA.COM é uma plataforma online e assim como o SIGMINE disponibiliza, de forma espacial, informações sobre processos minerários e ambientais de todo o Brasil.

O Jazida.com também possui um conjunto de ferramentas e filtros que apresentam as áreas que estão aptas a serem colocadas nos próximos leilões, áreas livres, áreas leiloadas, dentre diversos outros filtros.

O jazida é divido em 3 módulos principais: Mapa, Minerário e Ambiental, que permite a qualquer pessoa ou empresa acompanhar a movimentação e obrigações de processos minerários ativos e inativos de todo o Brasil.

Acesse o Jazida.com para explorar a plataforma ou entre em contato pelo chat do site para saber mais sobre nossos planos.


Para saber mais sobre as duas ferramentas, acesse o conteúdo: Sigmine e Jazida – principais plataformas de pesquisa de processos minerários no Brasil