Requerimento de Pesquisa ANM: passo a passo e documentos necessários

Para realizar o Requerimento de Pesquisa é necessário verificar se a área está livre, se já existe alguém ou alguma empresa pesquisando ou extraindo naquela região ou até mesmo se a área é protegida ambientalmente.

Se você ainda não verificou essa informação acesse o texto Área livre na ANM? Saiba como verificar se ela foi requerida .

Feito isso, podemos seguir com o Passo a Passo para realizar o Requerimento de Pesquisa Mineral na ANM:

  1. Verificar se a área está livre
  2. Fazer o cadastro no portal gov.br a partir do seu certificado digital
  3. Acessar o REPEM e Solicitar o Requerimento de Autorização de Pesquisa Mineral
  4. Gerar o boleto e pagar o emolumento
  5. Preencher as informações sobre a área de interesse e plano de pesquisa

Verificar se a área está livre

O primeiro passo para iniciar o Requerimento de Pesquisa Mineral é verificar se a área está livre. Esse passo é muito importante pois outra pessoa ou empresa pode ter a autorização sobre aquela área, se esse for o caso, você não poderá seguir com a sua solicitação junto à ANM.

Porém, se você verificou que a área de seu interesse está livre, os próximos passos serão essenciais para você.

Cadastro no GOV.BR a partir do seu certificado digital

O Login Único (gov.br) é um meio de acesso digital aos serviços públicos digitais. Ele vale como acesso não só para Protocolo Digital da ANM, mas também a inúmeros outros serviços do governo federal.

Acessar o REPEM e Solicitar o Requerimento de Autorização de Pesquisa Mineral

Quando o seu cadastro no GOV.BR for realizado você poderá acessar o REPEM e realizar o seu requerimento, solicite um novo requerimento e prossiga para a etapa de pagamento do boleto.

Figura 01: REPEM - Solicitar Requerimento de Autorização de Pesquisa.

Gerar o boleto e pagar o emolumento

Gere o boleto referente a sua solicitação e realize o pagamento. Após o pagamento dos emolumentos, você estará apto a prosseguir com o preenchimento de seu Requerimento de Autorização de Pesquisa.

Figura 02: Solicitação de novo Requerimento Mineral - REPEM.

Preencher as informações sobre a área de interesse e plano de pesquisa

A descrição da área pretendida é formada por uma única poligonal, delimitada obrigatoriamente por vértices definidos por coordenadas geodésicas no Datum SIRGAS2000. Você deve incluir Coordenadas em Lote Utilizando um Arquivo .CSV.

Veja como é fácil realizar essa etapa no Jazida.com:

Após o preenchimento das coordenadas é obrigatório a inserção de pelo menos uma substância, informando o uso e um superficiário.

Preencha o Plano de Pesquisa e informe no mínimo 2 (duas) atividades.

Será necessário a inclusão de pelo menos um Responsável Técnico para a realização do Requerimento.

  • Responsável Técnico: Nome, CPF, CREA, Profissão e ART (única por requerimento).
  • Representante Legal (caso haja): Nome, CPF/CNPJ

Após concluir o Requerimento, você receberá um e-mail de conclusão da solicitação protocolizada. Quando a área é livre e não há adição posterior de algum documento (juntada) no processo do requerimento de autorização de pesquisa, o deferimento e a liberação do alvará poderá ocorrer em até 34 dias úteis.

Para mais detalhes, a ANM disponibilizou em seu site o Guia do REPEM, além de elencar as dúvidas frequentes.


Precisa de ajuda para realizar um requerimento de pesquisa? Preencha os campos abaixo com seus dados para que nossa equipe possa entrar em contato:



Referência Bibliográfica:

BRASIL. DNPM. DO CADASTRO DE TITULARES DE DIREITOS MINERÁRIOS. Disponível em: http://www.dnpm-pe.gov.br/Legisla/CN_DNPM.htm#Art._88 . Acesso em: 29 ago. 2019.

BRASIL. DNPM. Guia do Minerador: Regimes de Autorização e de Concessão. Disponível em: http://www.dnpm-pe.gov.br/Legisla/Guia/Guia_2.htm . Acesso em: 29 ago. 2019.

IGEOLÓGICO (Brasil). REGIMES DE APROVEITAMENTO MINERAL NO BRASIL. Disponível em: http://igeologico.com.br/blog/2018/07/31/regimes-de-aproveitamento-mineral-no-brasil/ . Acesso em: 29 ago. 2019.

MINAS JR (Brasil). Passo a passo: como requerer uma área no DNPM: Regimes de Autorização e de Concessão. Disponível em: https://www.minasjr.com.br/passo-a-passo-como-requerer-uma-area-no-dnpm/ . Acesso em: 29 ago. 2019.

MINAS JR (Brasil). Principais dúvidas sobre direito minerário. Disponível em: https://www.minasjr.com.br/principais-duvidas-sobre-direito-minerario/ . Acesso em: 29 ago. 2019.