Requerimento de Pesquisa ANM: passo a passo e documentos necessários

Para realizar o Requerimento de Pesquisa é necessário verificar se a área está livre, se já existe alguém ou alguma empresa pesquisando ou extraindo naquela região ou até mesmo se a área é protegida ambientalmente.

Se você ainda não verificou essa informação acesse o texto Área livre na ANM? Saiba como verificar se ela foi requerida .

Feito isso, podemos seguir com o Passo a Passo para realizar o Requerimento de Pesquisa Mineral na ANM:

  1. Verificar se a área está livre
  2. Fazer o cadastro no portal gov.br a partir do seu certificado digital
  3. Acessar o REPEM e Solicitar o Requerimento de Autorização de Pesquisa Mineral
  4. Gerar o boleto e pagar o emolumento
  5. Preencher as informações sobre a área de interesse e plano de pesquisa

Verificar se a área está livre

O primeiro passo para iniciar o Requerimento de Pesquisa Mineral é verificar se a área está livre. Esse passo é muito importante pois outra pessoa ou empresa pode ter a autorização sobre aquela área, se esse for o caso, você não poderá seguir com a sua solicitação junto à ANM.

Porém, se você verificou que a área de seu interesse está livre, os próximos passos serão essenciais para você.

Cadastro no GOV.BR a partir do seu certificado digital

O Login Único (gov.br) é um meio de acesso digital aos serviços públicos digitais. Ele vale como acesso não só para Protocolo Digital da ANM, mas também a inúmeros outros serviços do governo federal.

Acessar o REPEM e Solicitar o Requerimento de Autorização de Pesquisa Mineral

Quando o seu cadastro no GOV.BR for realizado você poderá acessar o REPEM e realizar o seu requerimento, solicite um novo requerimento e prossiga para a etapa de pagamento do boleto.

Figura 01: REPEM - Solicitar Requerimento de Autorização de Pesquisa.

Gerar o boleto e pagar o emolumento

Gere o boleto referente a sua solicitação e realize o pagamento. Após o pagamento dos emolumentos, você estará apto a prosseguir com o preenchimento de seu Requerimento de Autorização de Pesquisa.

Figura 02: Solicitação de novo Requerimento Mineral - REPEM.

Preencher as informações sobre a área de interesse e plano de pesquisa

A descrição da área pretendida é formada por uma única poligonal, delimitada obrigatoriamente por vértices definidos por coordenadas geodésicas no Datum SIRGAS2000. Você deve incluir Coordenadas em Lote Utilizando um Arquivo .CSV.

Veja como é fácil realizar essa etapa no Jazida.com:

Após o preenchimento das coordenadas é obrigatório a inserção de pelo menos uma substância, informando o uso e um superficiário.

Preencha o Plano de Pesquisa e informe no mínimo 2 (duas) atividades.

Será necessário a inclusão de pelo menos um Responsável Técnico para a realização do Requerimento.

  • Responsável Técnico: Nome, CPF, CREA, Profissão e ART (única por requerimento).
  • Representante Legal (caso haja): Nome, CPF/CNPJ

Após concluir o Requerimento, você receberá um e-mail de conclusão da solicitação protocolizada. Quando a área é livre e não há adição posterior de algum documento (juntada) no processo do requerimento de autorização de pesquisa, o deferimento e a liberação do alvará poderá ocorrer em até 34 dias úteis.

Veja abaixo um resumo dos documentos necessários para realizar o Requerimento de Pesquisa:

  • Se tratando de pessoa física: nome, indicação da nacionalidade, do estado civil, da profissão, do domicílio e do CPF requerente;
  • Se tratando de pessoa jurídica: razão social, número do registro de seus atos constitutivos no Órgão de Registro de Comércio competente, endereço e CNPJ;
  • Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) de profissional habilitado, que são geólogos ou engenheiros de minas.
  • Pré-requerimento eletrônico com validade de 30 dias. Este documento é um formulário que deverá ser preenchido neste endereço do site da ANM.
  • Comprovante de pagamento do emolumento, quitado a partir dos boletos disponíveis  neste endereço que mudam de acordo com o regime minerário.
  • Planta de Situação, documento com o polígono da área georreferenciado, sobreposto a informações cartográficas principais fundamentais para localização da área, como ferrovias, rodovias, dutovias, hidrografia, zonas urbanas, limites municipais e estaduais.
  • Memorial Descritivo, representação gráfica da área apresentando todos seus vértices numerados, que devem estar em coordenadas geodésicas (graus, minutos e segundos) em datum SIRGAS 2000.
  • Procuração com firma reconhecida se o requerimento não estiver assinado pelo requerente.
  • Indicação da extensão superficial da área objetivada, em hectares, do Município e Estado em que se situa.
  • Plano dos trabalhos de pesquisa, acompanhado do orçamento e cronograma previstos para a sua execução.

Precisa de ajuda para realizar um requerimento de pesquisa? Preencha os campos abaixo com seus dados para que nossa equipe possa entrar em contato:



Referência Bibliográfica:

BRASIL. DNPM. DO CADASTRO DE TITULARES DE DIREITOS MINERÁRIOS. Disponível em: http://www.dnpm-pe.gov.br/Legisla/CN_DNPM.htm#Art._88 . Acesso em: 29 ago. 2019.

BRASIL. DNPM. Guia do Minerador: Regimes de Autorização e de Concessão. Disponível em: http://www.dnpm-pe.gov.br/Legisla/Guia/Guia_2.htm . Acesso em: 29 ago. 2019.

IGEOLÓGICO (Brasil). REGIMES DE APROVEITAMENTO MINERAL NO BRASIL. Disponível em: http://igeologico.com.br/blog/2018/07/31/regimes-de-aproveitamento-mineral-no-brasil/ . Acesso em: 29 ago. 2019.

MINAS JR (Brasil). Passo a passo: como requerer uma área no DNPM: Regimes de Autorização e de Concessão. Disponível em: https://www.minasjr.com.br/passo-a-passo-como-requerer-uma-area-no-dnpm/ . Acesso em: 29 ago. 2019.

MINAS JR (Brasil). Principais dúvidas sobre direito minerário. Disponível em: https://www.minasjr.com.br/principais-duvidas-sobre-direito-minerario/ . Acesso em: 29 ago. 2019.