Os principais minérios do Brasil

Os principais minérios do Brasil

De acordo com os dados mais recentes do Anuário Mineral Brasileiro (2022), que é elaborado anualmente considerando os dados dos Relatórios Anuais de Lavra (RAL) do ano base anterior, cerca de 89% do valor total da produção mineral brasileira foi atribuído às substâncias metálicas.

Existem 37 substâncias metálicas com títulos ativos de pesquisa e lavra registrados. Dessas, onze são responsáveis por 99,7% do valor da produção dentro da classe de minerais metálicos: alumínio, cobre, cromo, estanho, ferro, manganês, nióbio, níquel, ouro, vanádio e zinco.

A comercialização dessas onze substâncias totalizou 312,9 bilhões de reais no ano base de 2021, notando-se a predominância do Minério de Ferro, cuja produção é centralizada nos estados do Pará e Minas Gerais.

Participação das principais substâncias minerais metálicas no valor de produção comercializada em 2021.

Saiba mais sobre as principais substâncias minerais do Brasil, onde ocorrem, para que são usadas e muito mais.

Ferro

Os principais depósitos de minério de ferro no Brasil estão concentrados em duas regiões cruciais. A primeira delas é a região de Carajás, situada no estado do Pará, conhecida internacionalmente pela sua vasta reserva de minério de ferro de alta qualidade. Esse minério é encontrado em formações ferríferas bandadas, que consistem em camadas alternadas de minerais ricos em ferro e rochas encaixantes.

Outra região relevante para a extração de minério de ferro é o Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais, próximo a Belo Horizonte. Com cidades como Itabira, Congonhas e Mariana, essa área também abriga depósitos de minério de ferro de grande importância histórica. Os depósitos no Quadrilátero Ferrífero estão associados a formações geológicas antigas e complexas, sendo uma fonte significativa de suprimento de minério de ferro.

Essas duas regiões, Carajás e Quadrilátero Ferrífero, representam os principais polos de produção de minério de ferro no Brasil, impulsionando a posição do país como um dos maiores produtores e exportadores globais desse recurso mineral fundamental.

As empresas que mais contribuem para o faturamento da produção de ferro são: Vale, nos estados do Pará e Minas Gerais (71,69%), Anglo American Minério de Ferro Brasil (7,39%) e Csn-Mineração (5,48%) em Minas Gerais, de acordo com o Anual Minerário Brasileiro - 2022.

Considerando os dados da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) extraídos do Jazida.com, as principais minas ativas são:

  • Mina Pau Branco em Nova Lima (MG) - Vallourec Tubos do Brasil Ltda;
  • Mina Tico-Tico em Brumadinho, Igarapé, São Joaquim De Bicas (MG) - Cia de Mineração Serra da Farofa;
  • Mina Santa Cruz em Corumbá, Ladário (MG) - Mineração Corumbaense Reunida S.a.;

Ouro

O Brasil foi um dos principais produtores de ouro do mundo, com destaque para a região do Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais, onde os bandeirantes exploraram depósitos superficiais. A exploração de ouro teve um aumento significativo na década de 1980, com a descoberta do garimpo de Serra Pelada, e foi impulsionada pelo aumento do preço global do ouro na década de 80.

No contexto mundial, o Brasil está entre os top 10 produtores de ouro, com uma produção anual de cerca de 3,4 toneladas por ano e reservas estimadas de 130 toneladas.

Existem vários tipos de rochas que podem conter jazidas de ouro, classificadas de acordo com diferentes processos geológicos durante sua formação. Um dos tipos mais conhecidos é o ouro associado a veios de quartzo.

Entretanto, os mais comuns no Brasil são os depósitos aluvionares, presentes principalmente no Amazonas, Mato Grosso, Pará e Minas Gerais.

Nos últimos anos, as principais regiões do Brasil produtoras de ouro foram o Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais, Carajás no Pará, Itapicuru e Jacobina na Bahia e Crixás em Goiás.

De acordo com o Anuário Mineral Brasileiro de 2022, as empresas com maior participação na produção de ouro são: Kinross Brasil Mineração - no estado de Minas Gerais (21,35%), Anglogold Ashanti Córrego do Sítio Mineração, também em Minas Gerais (13,45%) e Jacobina Mineração e Comércio, na Bahia (7,30%).

Principais minas ativas – CFEM (Fonte: Jazida.com):

  • Mina de Paracatu, em Paracatu (MG) - Kinross Brasil Mineração S.a.;
  • Mina Cuiabá, Sabará (MG) - Anglogold Ashanti Corrego do Sitio Mineracao S.a.;
  • Mina Jacobina, Jacobina (BA) - Jacobina Mineração e Comercio Ltda.

Cobre

O cobre é uma substância mineral base usado principalmente como condutor elétrico em fios e cabos, na indústria de construção, eletrônicos, sistemas de energia e manufatura, também sendo empregado em ligas metálicas para melhorar propriedades e resistência à corrosão. As reservas mundiais concentram-se em 4 países: Chile, Estados Unidos, Peru e China. As reservas brasileiras medidas e indicadas atingiram são de cerca de 11,6 milhões de toneladas de cobre contido, representando 1,9% do total mundial.

Os principais depósitos de cobre no Brasil são os do tipo IOCG (Iron Oxide Copper Gold), ou seja, formações minerais que contêm associações de cobre, ouro e óxidos de ferro, caracterizadas por uma variedade de minerais em um contexto geológico específico. Esse tipo de depósito pode ser encontrado em Carajás - PA.


O Brasil conta com diversas regiões produtoras de cobre, com destaque para Carajás, no Pará, onde a mina de Sossego, operada pela Vale S.A., é uma das principais fontes de produção.

Além disso, a Bahia também contribui significativamente com a mina de Caraíba, enquanto Minas Gerais, Piauí e Goiás possuem operações menores, como a mina de São Félix do Piauí. A produção de cobre no país está sujeita a flutuações de mercado e demanda global, influenciando a atividade nas diferentes regiões ao longo do tempo.

No cenário da produção de cobre, algumas empresas se destacam expressivamente em termos de participação no faturamento. Entre elas, Salobo Metais no Pará lidera com uma contribuição significativa de 45,75%, seguida pela Vale, também no Pará, com 22,60% de participação. Além disso, a Mineração Maracá Indústria e Comércio em Goiás possui uma parcela considerável, contribuindo com 16,14% para o setor. Essas empresas desempenham um papel crucial no panorama da produção de cobre no Brasil.

Principais minas ativas – CFEM (Fonte: Jazida.com):

  • Mina do Salobo, em Marabá (PA) - Salobo Metais S A;
  • Mina do Sossego, em Canaã dos Carajás (PA) - Salobo Metais S A;
  • Mineração Maracá, Alto Horizonte/GO e Nova Iguaçu De Goiás/GO.

Níquel

O Brasil possui importantes reservas de níquel, geralmente associadas a depósitos de laterita.  Depósitos lateríticos são formações minerais encontradas em climas tropicais, onde a umidade e o calor desencadeiam a laterização, um processo de decomposição química das rochas. Isso libera minerais, incluindo metais como níquel e alumínio, que são transportados pela água da chuva para camadas mais baixas do solo, acumulando-se e formando depósitos valiosos.

O níquel é um metal versátil com diversas aplicações industriais. Uma de suas principais utilizações é na produção de aço inoxidável, onde o níquel ajuda a conferir resistência à corrosão e durabilidade ao material. Além disso, é fundamental na fabricação de baterias recarregáveis, como as presentes em dispositivos eletrônicos, veículos elétricos e sistemas de armazenamento de energia. O níquel também desempenha um papel crucial em ligas metálicas para aviação e indústria química, devido às suas propriedades de resistência. Sua contribuição é significativa na indústria de eletrônicos, revestimentos e catalisadores, abrangendo diversos setores industriais que aproveitam suas propriedades únicas.

De acordo com o IBRAM, investimentos de pelo menos US$ 1,06 bilhão até 2025 estão previstos no Brasil para aumentar a produção de níquel. Esses investimentos são motivados pela antecipação de uma maior demanda em decorrência das transformações na matriz energética e dos preços historicamente altos do níquel, resultantes da crise na Ucrânia, que é o principal produtor mundial deste metal. Isso tem suscitado preocupações em relação ao fornecimento global do níquel.

As empresas que se destacam na produção do minério de níquel no Brasil são a Anglo American Níquel Brasil em Goiás, com uma participação de 55,93%, seguida pela Vale no Pará, com 23,76%, e a Atlantic Nickel Mineração na Bahia, com 20,29%.

Principais minas ativas – CFEM (Fonte: Jazida.com)

  • Mina Santa Rita, Itagibá (BA) - Companhia Baiana de Pesquisa Mineral Cbpm;
  • Mina de ferroníquel em Barro Alto (GO) - Anglo American Niquel Brasil Ltda;
  • Mina de Níquel em Parauapebas (PA) - Mineracao Onca Puma S.a.

Alumínio


O processo industrial de obtenção do alumínio engloba três etapas principais: a extração do mineral bauxita; o refino da bauxita em óxido de alumínio: a alumina; e a transformação da alumina no metal primário alumínio.

Grande parte das reservas mundiais está localizada em regiões tropicais e subtropicais. As principais reservas localizam-se na Guiné e Austrália, com 7,4 bilhões e 6,2 bilhões de toneladas, respectivamente. O Brasil registra o terceiro lugar neste ranking, com aproximadamente 2,7 bilhões de toneladas seguido do Vietnã (2,1 bilhões de t) e Jamaica (2 bilhões de t).

No Brasil, as maiores reservas estão nos estados do Pará (2,23 bilhões de t), Minas Gerais (342 milhões de t) e Goiás (76,2 milhões de t), que juntos representam 98,9% das reservas nacionais.

Segundo dados da Agência Nacional de Mineração - ANM, três empresas concentram mais de 90% da produção de alumínio no estado do Pará: A Mineração Paragominas (39,25%) e a Mineração Rio do Norte (36,49%) e Alcoa World Alumina Brasil (19,56%).

Principais minas ativas – CFEM (Fonte: Jazida.com):

  • Mina de Oriximiminá (PA) - Mineracao Rio do Norte As.;
  • Mina de Bauxita Juriti (PA) - Alcoa World Alumina Brasil Ltda.;

Outras Substâncias

Apesar de apresentarem menos de 2% na participação de faturamento do setor mineral Brasileiro, essas substâncias apresentam grandes depósitos e potencial de exploração.

O Brasil também se destaca mundialmente na produção de estanho, nióbio, manganês, zinco, cromo e vanádio.

Estanho

As reservas mundiais de estanho somam aproximadamente 4,5 milhões de toneladas de estanho contido, que estão associadas à cassiterita. A China ocupa a posição de destaque, detendo 24% desse total, seguida pela Indonésia com 18% e a Austrália com 11%. Os demais países contribuem com 47% das reservas, conforme dados do USGS de 2018.

No contexto global, o Brasil ocupa a quarta posição e possui cerca de 9% das reservas mundiais de estanho contido. Além disso, o país se classifica como o sexto maior produtor de estanho no mundo.

As principais áreas de concentração das reservas brasileiras estão localizadas na região amazônica, abrangendo a província mineral do Mapuera, que inclui a mina do Pitinga no Amazonas, e a província estanífera de Rondônia, que engloba as minas de Bom Futuro, Santa Bárbara, Massangana e Cachoeirinha.Os principais estados produtores são Rondônia e Amazonas.

O estanho é utilizado em ligas metálicas, como o bronze, e na fabricação de soldas e produtos eletrônicos. Possui como principais minérios a Hematita e a Cassiterita.

Principais minas ativas – CFEM (Fonte: Jazida.com):

  • Mina em Salto de Pirapora (SP) - Votorantim Cimentos S.a.;
  • Mina de Santa Bárbara, em Itapuã do Oeste (RO) - Estanho de Rondônia S.a.;
  • Mina de Estanho da Metalmig, em Itapuã do Oeste (RO) - Metalmig Mineracao Industria e Comercio S.a.

Nióbio

O Brasil possui as maiores reservas globais de nióbio, com o Canadá (nas províncias de Quebec e Ontário) figurando como o segundo maior detentor. Além disso, o Brasil é o líder mundial na produção dessa substância, contribuindo com mais de 98% da produção global, de acordo com a CPRM.

As áreas de exploração das reservas de nióbio no Brasil estão distribuídas nos estados de Minas Gerais, Amazonas, Goiás, Rondônia e Paraíba. Em Minas Gerais, a maior concentração de reservas é encontrada em Araxá, onde as reservas lavráveis de minério de pirocloro somam 395,6 milhões de toneladas.

Em Goiás, destaca-se a região de Catalão, com reservas lavráveis de 110,5 milhões de toneladas de minério de pirocloro. No Amazonas, o depósito de Pitinga se sobressai, com reservas lavráveis de 165,3 milhões de toneladas de minério de columbita-tantalita. Em menor escala, o estado de Rondônia possui reservas lavráveis de 44,7 milhões de toneladas.

Os principais estados brasileiros com empresas envolvidas na produção de nióbio são Minas Gerais e Goiás, com capacidades de produção de 6 milhões de toneladas por ano e 1,3 milhão de toneladas por ano de minério de pirocloro (ROM), respectivamente. As duas principais cidades produtoras são Araxá-MG e Catalão-GO.

Esse mineral é vital na produção de ligas de aço de alta resistência e é usado na indústria automotiva, aeroespacial e de energia nuclear.

Principais minas ativas – CFEM (Fonte: Jazida.com:

  • Mina Boa Vista - Catalão (GO) - Cmoc Brasil Mineracao, Industria e Participacoes Ltda.
  • Mina Chapadão, em Ouvidor (GO) - Cmoc Brasil Mineracao, Industria e Participacoes Ltda.;
  • Mina de Nióbio e Estanho em Presidente Figueiredo (AM) - Mineração Taboca;

Manganês

O manganês (Mn) é um elemento metálico com uma presença disseminada em diversos ambientes geológicos, manifestando-se em várias formas, incluindo óxidos, hidróxidos, silicatos e carbonatos.

Ele desempenha um papel crucial na indústria siderúrgica e é utilizado como agente dessulfurante, reduzindo a quantidade de enxofre nos materiais, e como desoxidante, prevenindo a corrosão e a formação de ferrugem, graças à sua afinidade pelo oxigênio em detrimento do ferro.

De acordo com o Sumário Mineral Brasileiro, as reservas globais de manganês totalizam aproximadamente 842,5 milhões de toneladas (Mt) de minério distribuídas principalmente em 8 países. O Brasil está em primeiro lugar com uma reserva de 272 Mt, o equivalente a 32,3% dos depósitos mundiais de manganês.

A África do Sul está em segundo lugar, com 23,7% (200 Mt), seguida pela Ucrânia (16,6% - 140 Mt), Austrália (10,8% - 91 Mt), Índia (6,2% - 52 Mt), China (5,1% - 43 Mt), Gabão (2,6% - 22 Mt) e Gana (1,4% - 12 Mt). Esses oito países controlam cerca de 98,8% das reservas mundiais de manganês.

A África do Sul lidera o cenário de produção mundial, contribuindo com 32,83% do total, enquanto o Brasil ocupa o quinto lugar, com 8,32% da produção mundial.

No Brasil, a maior parte das reservas de manganês encontram-se em Minas Gerais (181,2 Mt), seguido pelo Pará (69,3 Mt), Amapá (9,7 Mt) e Mato Grosso do Sul (7,5 Mt). Juntos, esses estados detêm 98,2% das reservas nacionais de manganês.

O estado do Pará lidera a produção de manganês no Brasil, contribuindo com aproximadamente 70,2% de todo o concentrado de manganês produzido. Além do Pará, Mato Grosso do Sul contribui com 27,6% da produção nacional, enquanto Minas Gerais contribui com 12,6%.

Em relação à concentração de minério de manganês, vale destacar que os depósitos do Pará apresentam um teor médio entre 45% (como em Buritirama) e 40% (como em Vale Mina Azul) de Mn, tornando-os altamente valiosos para a indústria siderúrgica e outras aplicações industriais. Esses números demonstram o papel crucial que o Brasil desempenha no mercado global de manganês, tanto em termos de reservas quanto de produção.

Principais minas ativas – CFEM (Fonte: Jazida.com):

  • Mina Azul, localizada em Parauapebas (PA), operada pela Vale S.a.;
  • Mina Urucum, localizada em Corumbá (MS), operada pela Mineração Corumbaense Reunida S.a.;
  • Mina Buritirama, locarizada em Marabá (PA), operada pela Buritirama Mineração S.a.; e
  • Minas localizadas em Itabirito (MG), operadas pela Msm Mineração Serra da Moeda Ltda e Mineracao Conemp Ltda.

Zinco

O zinco é empregado na galvanização de aço, produção de baterias, ligas metálicas e na indústria farmacêutica.

As principais ocorrências de zinco no Brasil estão localizadas nos Estados da Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará e Rio Grande do Sul. Entretanto, somente os depósitos localizados em Minas Gerais e Mato Grosso têm importância econômica.

As principais minas ativas estão localizadas em Vazante e Paracatu, em Minas Gerais, e são operadas pela Nexa Recursos Minerais S.a. (Fonte: Jazida.com).

Cromo

O cromo é essencial na fabricação de aço inoxidável, revestimentos protetores e em processos de cromagem.

De acordo com a SBG, as reservas mundiais de minério de cromo (medidas e indicadas) são da ordem de 480 milhões de toneladas em Cr2O3 contido. Elas estão concentradas, principalmente, no Cazaquistão, na África do Sul, e na Índia. Cerca de 90% dos recursos mundiais de cromo estão geograficamente concentrados nesses dois primeiros países.

As reservas brasileiras são da ordem de 14,2 milhões de toneladas, com 4,6 milhões de toneladas de Cr2O3 contido. Geograficamente, 87,2% dessas reservas estão localizadas no estado da Bahia, nos municípios de Campo Formoso, Andorinha, Cansanção, Monte Santo, Uauá e Santa Luz. Os demais estados que possuem reservas de cromo são o Amapá e Minas Gerais.

As principais minas estão localizadas em Mazagão (AP), operada pela Mineração Vila Nova Ltda., e Santaluz (BA), operada pela Magnesita Mineração S.a. (fonte: Jazida.com).

Vanádio

O Vanádio é utilizado na produção de aços especiais, como os empregados na indústria automobilística e de construção.

No Brasil, as principais reservas e produção desse minério está concentrada no município de Maracás no Estado da Bahia. Nessa região, ele ocorre associado ao ferro e titânio e é produzido pela Mineradora Largo Vanádio de Maracas, a única mineradora de vanádio do Brasil (Fonte: Jazida.com).

O Brasil é um grande produtor de minerais metálicos essenciais para a indústria global. De minério de ferro a ouro, níquel e cobre, o país possui reservas significativas desses minérios.

A capacidade de acompanhar a demanda global e as tendências de preços é fundamental para decisões econômicas e ambientais. A posição do Brasil na produção mineral destaca sua importância global e oportunidades de desenvolvimento econômico.

Encontre as principais minas ativas no mapa

O Jazida compila e organiza a base de dados da SBG, e você tem acesso rápido e fácil a diversas camadas como minas ativas, ocorrências minerais, geoquímica e mapas geológicos da SBG, tudo em um só lugar.

Além disso, você pode consultar os dados de produção e recolhimento CFEM das minas ativas, basta clicar no polígono do processo minerário plotado no mapa, ou exportar as pesquisas no formato CSV, Excel e KMZ para elaborar relatórios.

Assine o Jazida para ter acesso às camadas e outras funcionalidades do mapa. Se quiser saber mais sobre os planos, entre em contato pelo chat do site.


Fontes dos dados:

  • Anuário Mineral Brasileiro Interativo;
  • Sumário Mineral;
  • Jazida.com;
  • IBRAM.