Como se preparar para a 9ª Rodada de Disponibilidade de Áreas: o que você precisa saber antes do Edital
A 9ª Rodada de Disponibilidade de Áreas promete ser a mais robusta da história da ANM, serão 7 mil áreas ofertadas, em um modelo mais competitivo, tecnológico e estratégico do que nunca. A parceria entre ANM, B3 e o Serviço Geológico do Brasil (SGB) inaugura um novo patamar de governança e eficiência, com foco especial em minerais críticos e estratégicos.
Nesse cenário, sair na frente não é mais um diferencial: é uma necessidade.
Por que esta Rodada é diferente de todas as outras?
Além de ser a maior já realizada, a 9ª Rodada marca a consolidação de um modelo mais transparente e dinâmico. A B3 assume a operacionalização dos leilões eletrônicos, garantindo infraestrutura tecnológica, condução dos certames e gestão das garantias financeiras.
De acordo com a ANM, a parceria ANM–B3 prevê a oferta de 105 mil áreas nos próximos 5 anos, distribuídas em cerca de 15 leilões públicos. A 9ª Rodada será a primeira a operar plenamente nesse modelo.
Como funciona a Fase de Planejamento
Na fase de planejamento, a ANM realiza os processos internos necessários para estruturar a rodada, consolidar as áreas e preparar os documentos oficiais. Esse momento envolve a análise e revisão do Edital, incluindo contribuições da Audiência Pública e da Procuradoria.
Cronograma previsto

É fundamental que os Pedidos de Esclarecimento e as Impugnações ao Edital sejam enviados exclusivamente pela Plataforma SOPLE. A ANM garante que a resposta a esses pedidos será divulgada no mesmo Portal SOPLE após 5 dias úteis do prazo final de recebimento.
Critérios de seleção das áreas
O SGB foi responsável pela criação de um sistema avançado que aplica inteligência mineral e dados geológicos para avaliar o potencial das áreas ofertadas, sobretudo aquelas com incidência de minerais estratégicos.
As áreas serão incluídas no leilão seguindo a ordem de prioridade abaixo:
- Áreas nominadas (lavra e pesquisa), por ordem de nominação mais antiga.
- Áreas não nominadas com minerais estratégicos.
- Áreas não nominadas para demais substâncias, por data de desoneração.
A nominação de áreas é a etapa inicial do procedimento de Disponibilidade de Áreas. Ela permite que qualquer interessado indique (“nomeie”) um polígono para entrar no processo competitivo da ANM, caso essa área esteja livre para obtenção de títulos minerários.
Comece Sua Estratégia Agora
Decisões tomadas antes do Edital garantem vantagem estratégica quando o leilão for aberto.
Para garantir que sua preparação seja completa e assertiva, lançamos o Volume 1 do Guia Prático: Como se Preparar para a 9ª Rodada de Disponibilidade de Áreas com o Jazida.com.
Neste primeiro volume, dedicado integralmente à Fase de Planejamento, você encontrará o passo a passo para monitorar, em tempo real, o Processo Administrativo da ANM (Nº 48051.003886/2025-31), no qual a 9ª Rodada tramita, além das estratégias para utilizar os filtros e dados geológicos do Jazida.com na pré-seleção de áreas e como fazer nominação sem sair da plataforma. Tudo para que você chegue na Fase de Oferta Pública com uma estratégia sólida, técnica e atualizada.
Baixe agora mesmo o Guia Prático: Como se Preparar para a 9ª Rodada de Disponibilidade de Áreas (Volume 1: Etapa de Planejamento) e transforme a incerteza da espera em previsibilidade e vantagem competitiva.
Sua estratégia para a maior rodada da história começa aqui.