A gestão dos processos minerários em um só lugar.

A ANM está realizando uma pesquisa pública para coleta de sugestões e opiniões que serão consideradas para edição de duas normas importantes:

  1. A regulamentação da oneração de direitos minerários para fins de financiamento do projeto.
  2. A definição de critério de sigilo nos processos minerários.

As ações fazem parte do Plano Lavra, uma série de medidas que visam minimizar efeitos da pandemia e trazer segurança aos investidores. A sociedade e o setor mineral têm até 08/06 para fazerem as contribuições.

A primeira contribuição (Tomada de Subsídio 02/2020) que a sociedade pode fazer é sobre a regulamentação do direito minerário como garantia para fins de financiamento. Com a nova norma, o minerador poderia colocar seu título como garantia do pagamento de empréstimos junto a instituições financeiras. O objetivo é trazer mais segurança jurídica e possibilitar a alavancagem do crédito no setor.

A outra consulta que a ANM pede colaboração é sobre o sigilo de algumas informações dos processos minerários. A sociedade poderá contribuir na Tomada de Subsídio 03/2020 dizendo quais informações que hoje são sigilosas e que deveriam ser públicas, como aquelas relacionadas ao alvará e ao relatório final de pesquisa, ao plano de aproveitamento econômico e à concessão de lavra, ao registro de licenciamento e permissão de lavra garimpeira e à Certificação Kimberley.

Para participar da Tomada de Subsídio 02/2020, acesse o formulário clicando aqui.

Para participar da Tomada de Subsídio 03/2020, acesse o formulário clicando aqui.

You’ve successfully subscribed to Jazida
Welcome back! You’ve successfully signed in.
Great! You’ve successfully signed up.
Your link has expired
Success! Check your email for magic link to sign-in.