A importância da Pesquisa Mineral

A importância da Pesquisa Mineral

A Pesquisa Mineral realiza trabalhos fundamentais para avaliar e determinar a existência ou não de uma jazida economicamente viável, ou seja, indica uma possível instalação e operação de um empreendimento. Sua viabilidade só será confirmada ou não, após análise de todas as informações obtidas nos trabalhos de campo juntamente com os resultados dos testes realizados em laboratório.

Caso você descubra uma jazida explorável economicamente, a gestão e interpretação dos dados obtidos nas pesquisas realizadas determinarão valores para as reservas e teores, o que possibilita, uma análise preliminar dos custos da produção, dos fretes e do mercado.

Fases de Pesquisa

Primeiramente é preciso verificar se a área está livre, ou seja, se já existe alguma pessoa ou empresa pesquisando ou extraindo algum bem mineral naquela região. Caso a área esteja livre, o próximo passo é realizar o requerimento da área e assim solicitar a autorização para pesquisa mineral que possibilitará o início dos estudos. O título autorizativo é o Alvará de Pesquisa, onde anomalias devem ser checadas e avaliadas, por um período máximo de três anos, podendo ser renovado por mais três. Saiba detalhadamente como realizar o requerimento de área para pesquisa em nossos posts "Como requerer uma área para mineração?" e "Requerimento de pesquisa: passo a passo detalhado".

Para realização dessa etapa poderão ser necessários, entre outros, trabalhos como: mapeamentos geológicos detalhados da área; estudos dos afloramentos e suas correlações; levantamentos geofísicos e geoquímicos; aberturas de escavações e execução de sondagens; amostragens; análises físicas e químicas das amostras e dos testemunhos de sondagens, além do ensaio de beneficiamento dos minérios ou das substâncias minerais úteis.  De forma resumida, os principais trabalhos consistem em:

·         Levantamentos geológicos: realizado majoritariamente por geólogos. O mapeamento geológico serve para familiarizar conhecer e avaliar a superfície com da área, descobrir e definir rochas e formações geológicas com a finalidade de encontrar delimitar áreas de interesse mineral. É indispensável na Pesquisa Mineral, apresentando o melhor custo benefício, com ótimos resultados a custos relativamente baixos.

Figura 01: Levantamento geológico realizado por profissionais capacitados. Banco de dados interno.

·         Levantamentos geofísicos: a prospecção geofísica usa é baseada em dados geofísicos obtidos por vários tipos de aparelhos, em diversos tamanhos e escala. Seus produtos podem ser desde mapas magnéticos obtidos por aeronaves ou até mesmo informações de terreno obtidas em uma escala mais detalhada, usando aparelhos operados por pessoas em solo. Os custos dos meios geofísicos são dos mais variados, onde os levantamentos feitos por voos são mais caros, enquanto métodos operados em solo apresentam preços mais baixos e acessíveis.

·         Levantamentos geoquímicos: a prospecção geoquímica estuda as características químicas das rochas, de seus produtos intempéricos e dos sedimentos visando encontrar alvos de interesse econômico. Muitos depósitos ao se formarem apresentam zoneamentos químicos que apontam para o minério. Os preços também variam, mas quase sempre são mais acessíveis que na prospecção geofísica.

·         Campanhas de sondagem: é o método mais pontual, mas o que traz mais entendimento da geologia do local. Especialmente no Brasil, em regiões com abundância de solo e escassez de rochas, este é o método mais eficiente. Por outro lado, é o método mais caro e por isso exige um bom trabalho de superfície. comum na prospecção mineral da maioria das substâncias extraídas pela mineração. Os custos variam de acordo com o tipo de rocha que será perfurada e a profundidade que se pretende alcançar.

Figura 02: Sondagem sendo realizada em campo. Banco de dados interno.

A partir destes métodos, obtém-se eventual confirmação de depósito mineral e descarte de alvos com baixo potencial. Após o depósito ser rigorosamente estudado (milhares de metros de geofísica e sondagem), visando a cubagem da jazida e estudos do seu potencial econômico, é iniciada a fase de viabilidade econômica. Sendo viável sua explotação, se dará início às operações e abertura da mina.

Na fase de pesquisa, deve-se atentar ao vencimento do Alvará de Pesquisa. O titular deverá apresentar antes do final do prazo um o Relatório Final de Pesquisa, sob pena de multa, caso não cumpra essa obrigação. Para informações detalhadas acesse nosso post "Preciso entregar o relatório final de pesquisa à ANM?".

Ao final de todas as etapas de Pesquisa Mineral, combinando-se com os dados de prospecção mineral, tem-se então uma conclusão sobre a viabilidade econômica do empreendimento minerário.


Com o Jazida você pode monitorar processos minerários de forma rápida e automática.

Além disso, você recebe por e-mail atualizações publicações do Diário Oficial da União, além das pendências dos processos minerários de seu interesse.

O Jazida é a maior e mais completa plataforma para gestão de processos minerários e licenças ambientais.

Acesse o Jazida.com para explorar a plataforma ou entre em contato pelo chat do site para saber mais sobre nossos planos.



Referências Bibliográficas:

https://www.geoinform.com.br/pesquisa-prospeccao-mineral. Pesquisa e Prospecção Mineral. Acesso em 09 de janeiro de 2020.

https://medium.com/@geoscanbr/introdução-o-que-é-prospecção-mineral-80e2b4363e1. Introdução: O que é Prospecção Mineral. Acesso em 15 de janeiro de 2020.

https://tecnicoemineracao.com.br/o-que-e-a-pesquisa-mineral/. O que é a Pesquisa Mineral. Acesso em 09 de janeiro de 2020.