A gestão dos processos minerários em um só lugar.

Uma das perguntas mais recebidas pelos nossos geólogos e engenheiros de minas é, sem dúvidas, o que precisa ser feito para se vender legalmente recursos minerais como minério de ferro, ouro, água mineral, pedras preciosas ou até mesmo areia, cascalho e brita, materiais utilizados na construção civil, que só podem ser comercializados com as devidas licenças.

Antes de ser dono de uma mina é importante conhecer as fases de um projeto de mineração que exigirá dos postulantes dois recursos escassos atualmente: tempo e dinheiro. Ambos são necessários para cumprir as diversas etapas, sendo a primeira delas o registro do subsolo, onde explicamos com mais detalhe em Como requerer uma Área.

Aposto que já tenha ouvido a expressão popular "Tempo é dinheiro", famosa citação do físico americano Benjamin Franklin. A força da palavra dinheiro nos leva a reflexão da importância do tempo e como ele é precioso, assim como os minérios. Afinal, pode-se comprar tempo quando se investe conhecimento na otimização e execução das fases de prospecção das jazidas que o farão dono de uma mina.

Sabe aquele momento em que você adquire uma colheitadeira eficiente e devidamente dimensionada para substituir a mão de obra e obter maior precisão e rapidez durante a época de colheita? Isso é uma forma de comprar tempo, então, por que não fazer o mesmo para o seu empreendimento minerário?

Se o seu interesse é desenvolver um projeto de mineração, aqui você encontrará esclarecimento para sua próxima decisão, assim como fizeram os inúmeros empresários mineradores que contam com nossa assessoria para investir em commodities minerais e diversificar seus investimentos.

Tenho uma área registrada na ANM, qual o próximo passo?

Para cada Regime de Extração existe uma série de obrigações que o minerador deve atender perante a Agência Nacional de Mineração (ANM) e o órgão do meio ambiente.

De um modo geral, o primeiro passo para identificar a existência da substância mineral de interesse trata-se da etapa de Diagnóstico de Potencial Mineral, que envolve a ida de um geólogo ao local com a finalidade de constatar e qualificar a ocorrência. O relatório positivo de um diagnóstico apurado abre diversas oportunidades para o início do empreendimento minerário.

Após a identificação da substância de interesse, realiza-se a Pesquisa Mineral com objetivo de dimensionar a quantidade e a qualidade do recurso mineral. Essa etapa pode envolver diferentes métodos de pesquisa, como sondagem, amostragem geoquímica, levantamentos geofísicos, que envolverão custos distintos a depender do tipo de minério.

Provando-se a existência de uma reserva economicamente viável, iniciam-se as etapas de Planejamento da Lavra e Licenciamento Ambiental para viabilizar a extração do minério e o início das operações no empreendimento.

Apesar da complexidade das etapas, quando executadas de maneira eficiente e com planejamento, o minerador se isenta de ônus e aprimora o seu tempo e recurso investidos no negócio.


O Jazida é a maior e mais completa plataforma para gestão de processos minerários e licenças ambientais. Democratizamos o acesso às informações públicas do setor mineral brasileiro.

Gostaria de saber mais sobre o Jazida.com? Faça o seu cadastro gratuito ou entre em contato com a nossa equipe por meio do chat.

You’ve successfully subscribed to Jazida
Welcome back! You’ve successfully signed in.
Great! You’ve successfully signed up.
Success! Your email is updated.
Your link has expired
Success! Check your email for magic link to sign-in.