Saiba Como Desenvolver Seu Projeto De Mineração

Saiba Como Desenvolver Seu Projeto De Mineração

Uma das perguntas mais recebidas pelos nossos geólogos e engenheiros de minas é, sem dúvidas, o que precisa ser feito para se vender legalmente recursos minerais como minério de ferro, ouro, água mineral, pedras preciosas ou até mesmo areia, cascalho e brita, materiais utilizados na construção civil, que só podem ser comercializados com as devidas licenças.

Antes de ser dono de uma mina é importante conhecer as fases de um projeto de mineração que exigirá dos postulantes dois recursos escassos atualmente: tempo e dinheiro. Ambos são necessários para cumprir as diversas etapas, sendo a primeira delas o registro do subsolo, onde explicamos com mais detalhe em Como requerer uma Área.

Aposto que já tenha ouvido a expressão popular "Tempo é dinheiro", famosa citação do físico americano Benjamin Franklin. A força da palavra dinheiro nos leva a reflexão da importância do tempo e como ele é precioso, assim como os minérios. Afinal, pode-se comprar tempo quando se investe conhecimento na otimização e execução das fases de prospecção das jazidas que o farão dono de uma mina.

Sabe aquele momento em que você adquire uma colheitadeira eficiente e devidamente dimensionada para substituir a mão de obra e obter maior precisão e rapidez durante a época de colheita? Isso é uma forma de comprar tempo, então, por que não fazer o mesmo para o seu empreendimento minerário?

Se o seu interesse é desenvolver um projeto de mineração, aqui você encontrará esclarecimento para sua próxima decisão, assim como fizeram os inúmeros empresários mineradores que contam com nossa assessoria para investir em commodities minerais e diversificar seus investimentos.

Tenho uma área registrada na ANM, qual o próximo passo?

Para cada Regime de Extração existe uma série de obrigações que o minerador deve atender perante a Agência Nacional de Mineração (ANM) e o órgão do meio ambiente.

De um modo geral, o primeiro passo para identificar a existência da substância mineral de interesse trata-se da etapa de Diagnóstico de Potencial Mineral, que envolve a ida de um geólogo ao local com a finalidade de constatar e qualificar a ocorrência. O relatório positivo de um diagnóstico apurado abre diversas oportunidades para o início do empreendimento minerário.

Após a identificação da substância de interesse, realiza-se a Pesquisa Mineral com objetivo de dimensionar a quantidade e a qualidade do recurso mineral. Essa etapa pode envolver diferentes métodos de pesquisa, como sondagem, amostragem geoquímica, levantamentos geofísicos, que envolverão custos distintos a depender do tipo de minério.

Provando-se a existência de uma reserva economicamente viável, iniciam-se as etapas de Planejamento da Lavra e Licenciamento Ambiental para viabilizar a extração do minério e o início das operações no empreendimento.

Apesar da complexidade das etapas, quando executadas de maneira eficiente e com planejamento, o minerador se isenta de ônus e aprimora o seu tempo e recurso investidos no negócio.


O Jazida é a maior e mais completa plataforma para gestão de processos minerários e licenças ambientais. Democratizamos o acesso às informações públicas do setor mineral brasileiro.

Gostaria de saber mais sobre o Jazida.com? Faça o seu cadastro gratuito ou entre em contato com a nossa equipe por meio do chat.