Descobrindo Uma Jazida Através Do Diagnóstico De Potencial Mineral

Descobrindo Uma Jazida Através Do Diagnóstico De Potencial Mineral

Como se forma o ouro? Quais os locais mais prováveis de ocorrência? E as pedras preciosas, como posso encontrá-las? A areia disponível no leito do rio ou aquele cascalho no platô da minha propriedade, eu posso explorar e vender? Estes questionamentos nos levam sempre a pensar em uma estratégia eficiente para trazer informações confiáveis e úteis para quem procura investir em commodities minerais e diversificar seus investimentos.

As respostas para as inúmeras perguntas variam de acordo com a região, como exemplo, o ouro pode ser encontrado e extraído tanto em minas subterrâneas atingindo quilômetros de profundidade, como em minas e garimpos a céu aberto onde o minério é retirado há poucos metros abaixo da superfície.

Para encontrar novos depósitos minerais, os geólogos precisarão de um arsenal de informações conseguidos através de estudos técnicos, tais como: contexto regional e local dos tipos de rochas aflorantes, presença de falhas e fraturas geológicas importantes, levantamentos geofísicos, identificação de rochas que indicam a ocorrência, coleta e análise geoquímica de amostras de rocha, solo ou sedimentos, dentre outras.

Com o documento que autoriza o início da pesquisa em mãos, os trabalhos já poderão ser iniciados. A primeira etapa é conhecida por Diagnóstico de Potencial Mineral (DPM), na qual é necessário visitar o terreno para busca, identificação e descrição das ocorrências de bens minerais in loco, que nada mais é do que conseguir comprovar existência de substância mineral de interesse dentro do processo minerário antes de iniciar a Pesquisa Mineral propriamente dita.

Quais os benefícios do diagnóstico?

Quando falamos em subsolo aprendemos a lidar com o improvável, pois a qualquer momento pode-se ou não encontrar o que se busca, portanto, investir nas etapas pré-campo como levantamento bibliográfico de todos os dados já disponíveis para a sua região e na visita técnica ao local antes de iniciar os trabalhos da prospecção e pesquisa podem trazer grandes economias para o projeto na próxima fase de Pesquisa Mineral.

Em uma área onde há possibilidade de ocorrer calcário foi indicado ao minerador a realização de uma campanha de sondagem contendo 80 furos com profundidade média de 35 metros. Considerando o custo a 750,00 reais por metro, o investimento na fase de pesquisa resultaria em exorbitantes 2.100.000,00 reais.

Devido ao porte do empreendimento, recomenda-se a realização do Diagnóstico de Potencial Mineral aplicando-se uma das técnicas de geofísica disponíveis no mercado, totalizando em um investimento na ordem de 35.000,00 reais.

Após a identificação das áreas mais favoráveis para realização da campanha de sondagem, o número de furos necessários para cubagem da jazida foi reduzido a 25, totalizando uma economia de mais de 65% no orçamento inicial previsto para a Pesquisa Mineral.

Ao contratar o Diagnóstico de Potencial Mineral o minerador receberá como resultado um relatório com todos os trabalhos executados e as recomendações técnicas para os próximos passos, concedendo credibilidade ao negócio, agregando valor ao projeto e abrindo portas para futuras negociações com investidores e interessados em se associar ou adquirir o processo minerário.

Por isso, o minerador que opta por diagnosticar sua área antes de investir grandes recursos está sempre um passo à frente no negócio, afinal de contas, este estudo trará diversos benefícios, o principal deles será no bolso. Gerando uma economia significativa durante esta fase, liberam-se recursos para as etapas seguintes que envolvem o planejamento da lavra, o licenciamento ambiental e, por fim, a instalação de toda a infraestrutura do empreendimento e compra de maquinários para iniciar a operação de exploração mineral.

Informações úteis

A contratação do serviço de diagnóstico terá em seu portfólio os seguintes dados técnicos da área, permitindo inclusive que seja elaborado um plano de negócios caso apareça a oportunidade de venda do ativo mineral:

  1. Levantamento Bibliográfico e dados prévios
  2. Primeiro contato para viabilidade de acordo com o superficiário da Propriedade Rural (verificação da regularidade ambiental - CAR)
  3. Dados Gerais (interessado, localização, substância(s) e usos, área (hectares), corpo técnico)
  4. Caracterização e Vias de Acesso
  5. Geologia Regional
  6. Ocorrências Minerais no Entorno (levantamento bibliográfico)
  7. Visita das Ocorrências Minerais na área
  8. Qualificação da substância de interesse (interpretação dos Resultados das análises químicas e/ou físicas, quando houver coleta de amostras)
  9. Estimativa de Volume de Recurso Mineral (caso exista)
  10. Estudo preliminar do potencial técnico-econômico
  11. Conclusão e Recomendações Técnicas para as próximas etapas da pesquisa mineral
  12. Relatório Fotográfico
  13. Mapa de Pontos de Amostragem e de Avaliação Geológica