O Que é Mineração?

O Que é Mineração?

Você já se imaginou vivendo em um mundo onde não existisse mineração? Será que isso seria possível? Bem, se não existisse mineração com certeza o mundo que vivemos não seria o mesmo. Tudo ao nosso redor depende direta ou indiretamente da mineração.

Os minerais são componentes essenciais para a produção de carros, celulares, computadores, baterias, construções, roupas, além de muitos alimentos industrializados e até mesmo a água potável que chega à sua torneira, entre outras coisas mais. Assim, é possível dizer que a mineração é uma atividade industrial imprescindível na vida moderna além de ser de extrema importância para a economia de um país e indispensável ao desenvolvimento socioeconômico da nossa sociedade.

Como falar em carros elétricos sem falar das baterias que substituem os combustíveis fósseis? Como falar de energia solar sem falar dos painéis solares? O futuro também está diretamente ligado à mineração.

Afinal o que é Mineração?

Mineração é o processo de extração de minerais que se concentram naturalmente na terra. É uma atividade econômica e industrial que consiste na pesquisa, exploração, lavra (extração) e beneficiamento de minérios presentes no subsolo.

O processo de minerar passa pela extração de minerais e envolve várias etapas a serem seguidas até se chegar ao seu produto final, são elas: pesquisa e exploração, lavra e beneficiamento.

Para que esses minerais cheguem à sua casa em sua forma de produtos finais (como televisão, computadores e celulares) é necessário conhecimento teórico e prático e, geralmente, o suporte de um geólogo é imprescindível tanto na fase de pesquisa, quanto na de lavra. Apesar de elevado volume de informações disponíveis atualmente na web, o suporte técnico especializado é fundamental tanto nos trabalhos de conhecimento da jazida, quanto na sua regulamentação. Os custos de desenvolvimento de um depósito têm elevada variação: desde poucos milhares de reais para um garimpo ou lavra garimpeira até uma grande mineração, que poderá custar milhões ou bilhões de reais.

Jazida, lavra, exploração... Ficou complicado? Nos tópicos a seguir iremos detalhar cada um desses termos.

Você já parou para pensar o que é esse bem tão precioso que chamamos de minério ? E quais seriam eles ?

Minérios são rochas ou minerais que podem ser minerados, ou seja, dos quais minerais de minério (alumínio, manganês, etc) ou gemas (diamante, turmalina, esmeralda, etc) podem ser retirados, processados e colocados no mercado para suprir as necessidades da indústria ou do consumidor final. Para ser minério, é necessário que o elemento tenha concentração (ou teor) acima da sua média na superfície terrestre, isto é, sua concentração deverá ser uma anomalia raramente encontrada.

O minério pode ser uma rocha sob a forma de veios, disseminações ou pequenas quantidades de minerais, ou ainda de maciços. Estes são divididos em metálicos, não-metálicos, agregados, fertilizantes, industriais, rochas ornamentais, recursos energéticos e água.

O mineral-minério é formado pela composição de minerais e seu valor é conhecido pelo seu conteúdo metálico que, quando beneficiado através da metalurgia, são concentrados, fundidos e refinados.

Pode se dizer que estes minérios, para serem explorados economicamente, precisam ter quantidade, teor e características físico-químicas (reservas), além de infraestrutura e localização que viabilize o seu escoamento.

Qual a diferença entre uma jazida mineral de um depósito mineral?

As jazidas minerais são concentrações em volume específico de material de ocorrência natural onde podem ser extraídos minerais de valor econômico com lucro. Já um depósito mineral é qualquer concentração natural de material na crosta terrestre, independentemente de ser viável ou não.

Figura 01: Jazida de Blocos de Granito.

Quais são os tipos de Mineração?

Temos dois tipos de mineração que se diferenciam pelas técnicas utilizadas ao longo da extração do minério. Essas práticas se dividem em lavra a céu aberto e lavra subterrânea.

Lavra a céu aberto: consiste na retirada do minério de depósitos que se encontram em superfície ou baixas profundidades (em média menor que 100m) e esses são explorados até a retirada total do minério.

Figura 02: Lavra a céu aberto.

Lavra subterrânea:  constitui na extração de minério em depósitos que se encontram em maiores profundidades (normalmente, maiores que 100m) e esses são explorados por meio de equipamentos mais sofisticados como tratores e caminhões específicos para tal fim.

Figura 03: Lavra subterrânea

Quais são os processos utilizados na Mineração?

Os processos que envolvem a mineração são: pesquisa, exploração, extração, transporte, processamento, beneficiamento e comercialização do minério.

Todas estas etapas são fases do processo de mineração, de acordo com a Agência Nacional de Mineração (ANM):

Prospecção: refere-se às fases de estudos e reconhecimento geológico preliminares. Nesta etapa não há praticamente qualquer impacto ao meio ambiente. Consiste em atividades remotas (utilizando dados de levantamentos de satélite ou aéreo) ou mesmo superficiais, onde um geólogo ou pessoa com conhecimento técnico adequado, caminha pela região avaliando o potencial das rochas, solo e demais elementos naturais a fim de observar a ocorrência de concentrações anômalas de minerais que tenham valor econômico.

Pesquisa mineral: refere-se às fases de exploração (termo comumente utilizado no mundo da mineração para se referir à pesquisa mineral, não envolve extração de minérios), delineamento e avaliação. Compreende, entre outros, os seguintes trabalhos de campo e de laboratório: levantamentos geológicos pormenorizados da área a pesquisar, em escala (detalhe) conveniente; estudos dos afloramentos e suas correlações; levantamentos geofísicos e geoquímicos; aberturas de escavações visitáveis e execução de sondagens no corpo mineral; amostragens sistemáticas; análises físicas químicas das amostras e dos testemunhos de sondagens; e ensaio de beneficiamento dos minérios ou das substâncias minerais úteis, para obtenção de concentrados de acordo com as especificações do mercado ou aproveitamento industrial.

Lavra: refere-se às fases do desenvolvimento do projeto e extração. É o conjunto de operações coordenadas que têm como objetivo o aproveitamento industrial da jazida, desde a extração de substâncias minerais úteis até o seu beneficiamento.

Descomissionamento de mina: refere-se às fases de desativação e fechamento da mina. Este é um processo contínuo que tem início na fase de viabilidade e se estende durante todo o ciclo de vida de um projeto. O Fechamento de Mina e sua respectiva provisão são ferramentas de planejamento importantes em função de sua permeabilidade na maior parte dos processos associados aos empreendimentos minerários (pesquisa, implantação, operação e desativação).


Com o Jazida.com você consegue muito mais informações,  acesse o Jazida para explorar o sistema e conhecer nossos planos.


Referencias Bibliográficas

HASUI, Yociteru et al. Geologia do Brasil. São Paulo: Beca, 2012.

http://www.anm.gov.br/. Agencia Nacional de Mineração. Acesso em 02 de setembro de 2019

http://dnpm-pe.gov.br/Legisla/cm_03.htm. Código de Mineração. Acesso em 02 de setembro de 2019.

https://tecnicoemineracao.com.br/o-que-e-mineracao/. Acesso em 09 de setembro de 2019.

https://www.minasjr.com.br/lavra-o-que-e-metodos-regulamentacao/. Acesso em 09 de setembro de 2019.