A gestão dos processos minerários em um só lugar.

Você sabia que de acordo com o Artigo 176 da Constituição Federal os recursos minerais, por princípio constitucional, são propriedade distinta do solo e pertencem à União? É a partir daí que se derivam todos as modalidades legais ou regimes de aproveitamento, os procedimentos necessários para tal, e a ANM, responsável pela normatização e fiscalização desses procedimentos.

Mas você sabe o que é o princípio da prioridade?

O princípio da prioridade preceitua que a outorga de direito de pesquisa, e posteriormente de lavra, deve respeitar a ordem de requisições feitas pelos particulares junto ao poder concedente.

O Princípio da Prioridade pelo qual se concede o direito de pesquisar e posteriormente lavrar, se dá para aquele que primeiro apresentar o requerimento válido em área livre.

Para se ter direito na exploração de uma área deverá ser obedecido o princípio da prioridade (direito de prioridade). Já o princípio da anterioridade, garante ao primeiro interessado que requerer os direitos minerários para determinada área a prioridade em sua aquisição, desde que preenchidos os requisitos legais.

Então, entende-se que, baseado nos princípios da anterioridade e prioridade, uma área pode ser requerida se ainda não houver nenhum processo minerário, ou a área estiver livre, onerada ou colocada em disponibilidade.

Como posso identificar se a área está livre e como posso garantir o direito de prioridade?

Considera-se área livre aquela definida no art. 18 do Código de Mineração e no art. 8º do Novo Regulamento do Código de Mineração que, em síntese, referem-se aquelas que não estejam oneradas, ou seja, não vinculadas a algum outro direito minerário ou requerimento anteriormente formulado ou que estejam na iminência de serem declaradas disponíveis.

A plataforma do o Jazida oferece uma ferramenta que possibilita saber ser uma área está livre onerada ou colocada em disponibilidade. Para saber como requerer uma área clique aqui e saiba quais os passos a serem tomados.

O direito de prioridade encontra-se previsto nos artigos 11, alínea “a”, do Código de Mineração:

Art. 11. Serão respeitados na aplicação dos regimes de Autorização, Licenciamento e Concessão: (Redação dada pela Lei nº 6.403, de 1976)

a) o direito de prioridade à obtenção da autorização de pesquisa ou de registro de licença, atribuído ao interessado cujo requerimento tenha por objeto área considerada livre, para a finalidade pretendida, à data da protocolização do pedido no Departamento Nacional da Produção Mineral (D.N.P.M), atendidos os demais requisitos cabíveis, estabelecidos neste Código; e (Redação dada pela Lei nº 6.403, de 1976)

Para as áreas pretendidas deve-se principalmente ficar atento:

- Identificação de Área com Potencial Econômico

-Verificar se a área está livre

- Verificar Limitações de Uso Ambiental ou outros Pré-requisitos


Se tiver alguma dúvida sobre Direito de Prioridade entre em contato com a equipe do Jazida.



Referências Bibliográficas:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 20 de janeiro de 2020.

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto-Lei/Del0227.htm. Acesso em 20 de janeiro de 2020.

https://jus.com.br/artigos/68726/os-direitos-minerarios-e-o-direito-de-prioridade. Acesso em 20 de janeiro de 2020.

You’ve successfully subscribed to Jazida
Welcome back! You’ve successfully signed in.
Great! You’ve successfully signed up.
Your link has expired
Success! Check your email for magic link to sign-in.