Cadastro Mineiro – Informações sobre os processos minerários do Brasil.

Cadastro Mineiro – Informações sobre os processos minerários do Brasil.

O Cadastro Mineiro é um sistema da ANM que reúne informações sobre os Processos minerários, abrangendo dados sobre regimes, fases, substâncias, titulares, áreas concedidas, tipos de uso e situação, por exemplo. Você que é um profissional atuante no setor da mineração, seja Geólogo, Engenheiro de Minas, Técnico ou consultor provavelmente conhece essa plataforma, porém caso você ainda não conheça o Cadastro Mineiro, fique com a gente que esse texto irá te ajudar. Vamos lá!

A seguir faremos uma breve explicação de algumas ferramentas disponíveis nessa plataforma.

O acesso pode ser feito pelo site da ANM, clicando AQUI e a pesquisa pelos processos pode ser feita de duas maneiras diferentes: consultar processo e pesquisar processo.

Figura 1: Opções de consulta por processos minerários do Cadastro Mineiro.

As duas opções apresentam diferenças entre si:

A opção consultar processo é utilizada quando o número do processo é conhecido, sendo assim você obtém diretamente o resultado desejado. A opção pesquisar processo é utilizada quando o número do processo não é conhecido e você utilizará outras informações para obter o resultado, por exemplo: substância de interesse, município de localização, CNPJ ou nome do responsável pelo processo, por exemplo.

Ao retornar o resultado desejado no Cadastro Mineiro, você poderá verificar os dados básicos e também visualizar a poligonal deste processo.  Você terá acesso ao histórico de eventos relacionados a ele e assim saberá em que “estágio” se encontra, por exemplo: fase de pesquisa, lavra, disponibilidade, etc.

O Cadastro Mineiro é uma ótima plataforma de pesquisa e consulta dos processos minerários relacionados a ANM, porém através dela você não tem opção de interagir com o processo, por exemplo: monitorá-lo, visualizar as informações referentes a ele no Diário oficial da união (DOU), exportar informações em formato excel, visualizar datas e prazos, inserir comentários, anexar documentos, etc.

Em nossa plataforma aqui no Jazida, através do “Módulo minerário” as opções citadas acima podem ser utilizadas e elas se tornam muito úteis em seu dia a dia,  caso queira conhecer um pouco mais sobre essas ferramentas você pode acessar os vídeos em nosso canal no Youtube, uma sugestão é: “Descubra o módulo minerário e monitore seus processos”.



Referências Bibliográficas:

ANM. https://sistemas.dnpm.gov.br/SCM/extra/site/admin/Default.aspx. Acesso em 07 de dezembro de 2019.

Seu histórico de eventos. https://blog.jazida.com/seu-hist-rico-de-eventos/[JG1] . Acesso em 11 de dezembro de 2019.