A gestão dos processos minerários em um só lugar.

O Cadastro Mineiro é um sistema da ANM que reúne informações sobre os Processos minerários, abrangendo dados sobre regimes, fases, substâncias, titulares, áreas concedidas, tipos de uso e situação, por exemplo. Você que é um profissional atuante no setor da mineração, seja Geólogo, Engenheiro de Minas, Técnico ou consultor provavelmente conhece essa plataforma, porém caso você ainda não conheça o Cadastro Mineiro, fique com a gente que esse texto irá te ajudar. Vamos lá!

A seguir faremos uma breve explicação de algumas ferramentas disponíveis nessa plataforma.

O acesso pode ser feito pelo site da ANM, clicando AQUI e a pesquisa pelos processos pode ser feita de duas maneiras diferentes: consultar processo e pesquisar processo.

Figura 1: Opções de consulta por processos minerários do Cadastro Mineiro.

As duas opções apresentam diferenças entre si:

A opção consultar processo é utilizada quando o número do processo é conhecido, sendo assim você obtém diretamente o resultado desejado. A opção pesquisar processo é utilizada quando o número do processo não é conhecido e você utilizará outras informações para obter o resultado, por exemplo: substância de interesse, município de localização, CNPJ ou nome do responsável pelo processo, por exemplo.

Ao retornar o resultado desejado no Cadastro Mineiro, você poderá verificar os dados básicos e também visualizar a poligonal deste processo.  Você terá acesso ao histórico de eventos relacionados a ele e assim saberá em que “estágio” se encontra, por exemplo: fase de pesquisa, lavra, disponibilidade, etc.

O Cadastro Mineiro é uma ótima plataforma de pesquisa e consulta dos processos minerários relacionados a ANM, porém através dela você não tem opção de interagir com o processo, por exemplo: monitorá-lo, visualizar as informações referentes a ele no Diário oficial da união (DOU), exportar informações em formato excel, visualizar datas e prazos, inserir comentários, anexar documentos, etc.

Em nossa plataforma aqui no Jazida, através do “Módulo minerário” as opções citadas acima podem ser utilizadas e elas se tornam muito úteis em seu dia a dia,  caso queira conhecer um pouco mais sobre essas ferramentas você pode acessar os vídeos em nosso canal no Youtube, uma sugestão é: “Descubra o módulo minerário e monitore seus processos”.



Referências Bibliográficas:

ANM. https://sistemas.dnpm.gov.br/SCM/extra/site/admin/Default.aspx. Acesso em 07 de dezembro de 2019.

Seu histórico de eventos. https://blog.jazida.com/seu-hist-rico-de-eventos/[JG1] . Acesso em 11 de dezembro de 2019.

You’ve successfully subscribed to Jazida
Welcome back! You’ve successfully signed in.
Great! You’ve successfully signed up.
Your link has expired
Success! Check your email for magic link to sign-in.