Amostragem na mineração – conceitos básicos e sua importância para o empreendimento mineral

Amostragem na mineração – conceitos básicos e sua importância para o empreendimento mineral

Amostragem é um termo comumente utilizado no mercado da mineração e é uma atividade imprescindível para o sucesso de um empreendimento. Deve ser aplicada desde a fase da pesquisa mineral, até o momento da lavra, beneficiamento, análise química, etc.

Ressaltamos a importância dessa “palavrinha”, porém você sabe o que significa esse termo e como ele é aplicado?

Vamos lá:

Amostra: é uma quantidade representativa do universo que se deseja amostrar. O método de retirada da amostra deve garantir que ela seja representativa desse universo, no que diz respeito ao(s) parâmetro(s) de interesse.

Amostragem: consiste na retirada de quantidades moduladas de material (incrementos) de um todo que se deseja amostrar, para a composição da amostra primária ou global, de tal forma que essa seja representativa do todo amostrado.

Assim, a ideia central da amostragem é obter informações sobre o todo analisando apenas uma parte.

Pensando de forma prática:

Você, estudante de Geologia, Geografia, Engenharia de Minas, já coletou uma amostra em campo para realizar análise de solo, petrografia ou fazer lâminas?

Você, dono de um empreendimento mineral ou dono de uma fazenda/sítio já coletou alguma pedra (amostra) e teve o interesse em saber se possui valor comercial?

Todos esses exemplos são tipos de amostragem!

A amostragem consiste em coletar amostras em uma mina subterrânea ou a céu aberto, trabalho de campo (fazendas, sítios), que seja mais representativa possível do que você está analisando/considerando e posteriormente enviá-las para análise química por exemplo.

Percebe que desde o início do processo você já está realizando amostragem?

As etapas iniciais são comumente aplicadas quando o empreendimento está em fase de “Autorização de pesquisa”, que é quando o minerador possui licença concedia pela ANM para realizar pesquisas na região de interesse.

A partir desse momento é conveniente que um profissional legalmente habilitado seja responsável pelas atividades, pois as informações obtidas nessa fase serão cruciais para a entrega do Relatório Final de Pesquisa (RFP) que é imprescindível para se obter a Concessão de Lavra, dentro do processo minerário da Agência Nacional de Mineração (ANM).

Na fase de “Autorização de pesquisa” serão realizados trabalhos de campo, sondagens e coleta de amostras. Todas as amostras e testemunhos de sondagem coletados nessa fase devem ser guardados e armazenados em caixas e sacos que não possibilitem contaminação, mofo, água e demais contato com agentes externos que possam prejudicar a análise correta e eficiente.

Posteriormente essas amostras devem ser descritas por um Geólogo, que irá analisar de forma macroscópica os minerais contidos na estrutura das amostras.

Figura 02: Descrição macroscópica de testemunho de sondagem. Fonte: Banco de dados interno.

O próximo passo é o envio dessas amostras para análise química. No laboratório elas serão quarteadas, homogeneizadas e consequentemente serão criados lotes de forma a separá-las, criar uma organização e identificação no laboratório. Essas fases também são consideradas amostragem, pois a equipe do laboratório tem a função de homogeneizar as amostras, o que deve garantir que elas se misturem e formem um “todo” coerente e uniforme. Em alguns casos, não é necessário a utilização de toda a amostra para realizar a análise química, então, é ideal que elas estejam o mais uniforme possível para que a análise de uma “parte” do todo seja representativa e o resultado seja confiável e verdadeiro.

Após as análises solicitadas serem feitas, a equipe do laboratório irá reportar ao responsável os resultados contidos nessas amostras. Obtendo as informações detalhadas sobre a área de interesse, você deverá formular o RFP (caso tenha dúvidas sobre o que deve conter em seu RFP clique AQUI) como dito acima neste material.

Após a descrição de todas essas etapas você consegue entender a importância da Amostragem?

Através dela é definido o início de um empreendimento e até a vida útil de uma mina. Essas etapas devem sempre ser repetidas, pois novas áreas são pesquisadas, novas mineralizações são estudadas e novos investimentos vão sendo destinados aos projetos promissores.

Figura 03: Sondagem em mina subterrânea visando o estudo de novas mineralizações. Fonte: Banco de dados interno.

Para isso deve ser criado um “Plano de amostragem” de forma que as equipes sejam treinadas a sempre segui-lo, visando o sucesso de capa etapa do processo.

Perceberam como a “Amostragem” é de suma importância para a mineração? Caso ela seja feita de forma incorreta um empreendimento minerário pode ser fechado ou até mesmo não ser iniciado. Ressaltamos aqui a importância de todo o processo ser realizado por profissionais habilitados: engenheiros de minas, geólogos, técnicos de geologia e mineração e empresas de consultoria.



Referências Bibliográficas:

Amostragem: conceitos e aplicação na exploração mineral.  https://institutominere.com.br/blog/amostragem-conceitos-e-aplicacoes-exploracao-mineral. Acesso em 11 de dezembro de 2019.

Amostragem na mineração: O que é, qual é sua importância e quais são os passos recomendados. http://igeologico.com.br/amostragem-na-mineracao-o-que-e-qual-e-sua-importancia-e-quais-sao-os-passos-recomendados/. Acesso em 11 de dezembro de 2019.