Onde estão as principais minas em atividade no Brasil?
O Brasil é reconhecido como um dos principais produtores de minérios do mundo, produzindo aproximadamente 70 substâncias minerais diferentes, segundo a ANM (Agência Nacional de Mineração). O setor mineral brasileiro, em 2021, foi responsável por aproximadamente 20% das exportações do Brasil, o que representa quase 5% do PIB nacional.
Sendo umas das bases da economia nacional, a extração de recursos minerais, desde que realizada com eficiência e em acordo com as regulamentações vigentes e órgãos ambientais competentes, gera desenvolvimento socioeconômico na região em que uma mina é aberta.
As principais substâncias minerais exploradas no Brasil são: ferro, ouro, alumínio, cobre, estanho, manganês, nióbio e níquel, que correspondem a 98,6% do valor de toda a produção mineral brasileira comercializada.
Você pode saber mais sobre cada uma delas no post “Os principais minérios do Brasil”.
Descubra no Jazida.com quais as principais jazidas minerais do Brasil, os estados que se destacam na exploração mineral brasileira, e quais são as substâncias minerais exploradas em cada uma dessas regiões.
Compilamos em uma única camada a localização, produção mineral, valor pago de CFEM por processo minerário.
Região Sudeste
O Sudeste destaca-se pela exploração de minério de ferro, ouro, manganês e bauxita em Minas Gerais, além de agregados (areia, cascalho, brita), em São Paulo e Rio de Janeiro, e rochas ornamentais, no Espírito Santo.
Minas Gerais é o maior estado minerador brasileiro, possuindo 40 das 100 maiores minas de extração do Brasil. Na região centro-sul de Minas está localizado o Quadrilátero Ferrífero, que tem extensão de aproximadamente 7 mil quilômetros quadrados, possuindo como principais minérios o ouro, o manganês e o ferro.