A gestão dos processos minerários em um só lugar.

Cinco ativos minerários de propriedade da CPRM foram qualificados no PPI até o momento, em 2019 foi leiloado e arrematado o Complexo Polimetálico de Palmeirópolis, em Tocantins.

A atual licitação, publicada dia 30/11/20, contempla os projetos “Cobre Bom Jardim e Fosfato de Miriri” e será realizada dia 10 de junho de 2021 no Rio de Janeiro.


Projeto Cobre de Bom Jardim

O projeto Cobre de Bom Jardim corresponde a um depósito de cobre com ocorrência de cobalto e ouro associados, em uma área total de 1.000 hectares. Geologicamente está inserido na província estrutural de Tocantins, que configura um sistema de dobras, empurrões, metamorfismo e retrabalhamento crustal durante a Orogênese Brasiliana.

A área tornou-se objeto de interesse para a CPRM em 1970, quando o Serviço Geológico identificou anomalias radiométricas na região.

De acordo com a CPRM, o estudo realizado na região avaliou capacidade para 12,2 milhões de toneladas de minério com teor médio de 0,21% de cobre e 0,025 ppm de cobalto.

O projeto ganhou ainda mais destaque com a publicação do 3º Edital de Disponibilidade de Áreas da ANM.

A Agência Nacional de Mineração incluiu áreas que apresentam grande potencial para a continuidade da mineralização de Cobre, Cobalto e Ouro já identificados no Projeto Cobre Bom Jardim de Goiás (Figura 01).

Figura 01: Projeto Cobre Bom Jardim (Leilão CPRM) e Áreas em Disponibilidade ANM (Oferta Pública). Fonte: Jazida.com

Englobando as áreas a serem licitadas pelo SGB/CPRM e ANM, a região apresenta grande potencial para incremento dos recursos minerais já identificados no Projeto Bom Jardim, principalmente a Norte e Oeste do minério já identificado.

Projeto Fosfato de Miriri

Já o projeto Fosfato de Miriri, está localizado uma área correspondente a 6.112,18 hectares, geologicamente inserido na Bacia Sedimentar Costeira de Pernambuco-Paraíba, de idade cretácica-paleocênica, cuja evolução tectono-geológica está diretamente relacionada à formação do Atlântico-Sul.

Os estudos apontam a existência de 114,7 milhões de toneladas de minério com teor médio de 4,19% chegando a até 18% de P2O5.

Na figura 02 podemos perceber que a região do Projeto Fosfato de Miriri possuí um histórico interessante quando se trata de mineração.

Ao realizar a pesquisa no Jazida.com “Áreas em Disponibilidade > Leilão CPRM” pelo filtro ao lado esquerdo do mapa, os projetos da atual licitação são carregados no Mapa (processos hachurados). Alinhado a essa pesquisa, utilizamos a ferramenta “buffer” e buscamos processos minerários em um raio de 22 km.

O resultado foi bem interessante!

Figura 02: Pesquisa realizada na região do Projeto Fosfato de Miriri e processos minerários próximos. Fonte: Jazida.com

Na legenda, ao lado direito da tela, podemos observar alguns números, por exemplo:  91 pedidos de lavra em análise, 44 processos com lavra autorizada e 35 processos em fase de pesquisa.

Por meio desses dados podemos perceber que é uma região bastante diversa, que possuí projetos avançados e também projetos em fases iniciais que podem trazer grandes resultados!

Investimentos e Movimentações no mercado

Estima-se que o Projeto Cobre Bom Jardim gere investimentos da ordem de 100 milhões de reais e 17 milhões de reais anuais em arrecadação de impostos durante a vida útil do empreendimento, além da geração de 150 empregos diretos e 1.000 indiretos nas localidades dos projetos.

O Projeto Fosfato Miriri também apresenta números positivos, ele pode gerar investimentos da ordem de 200 milhões de reais e 30 milhões de reais anuais em arrecadação de impostos durante a vida útil do empreendimento, além da geração de 250 empregos diretos e 2.000 indiretos nas localidades dos projetos.

Ambos têm o objetivo de cumprir com a desestatização dos ativos minerários do CPRM que foram pesquisados na década de 1980 e que desde então não foram disponibilizados para venda.

Os dois projetos preveem intensa movimentação no mercado.

Leilão de Áreas

O vencedor do leilão será definido pela maior proposta de bônus de assinatura, partindo de R$2 milhões, com pagamentos em parcelas crescentes ao longo das etapas de pesquisa complementar, cessão de títulos minerários e concessão de lavra.

Ao vencedor caberá executar etapa de pesquisa complementar na área e, se constatada a viabilidade da lavra, 1% da receita bruta obtida com a operação da mina será pago a título de royalty à CPRM.


Além dos cinco projetos já qualificados no PPI (Complexo Polimetálico de Palmeirópolis/TO, Projeto Fosfato Miriri, Projeto Cobre Bom Jardim, Carvão de Candiota/RS e Caulim de Rio Capim/PA), a CPRM detém outros 25 ativos minerários que deverão ser oferecidos à iniciativa privada nos próximos anos.

O próximo leilão será o projeto de Caulim de Rio Capim (PA) e está previsto para 05/11/2021.

As áreas do Projeto constituem dois conjuntos de cinco requerimentos de pesquisa denominados Bloco Sul e Bloco Norte, totalizando 10 áreas de 1.000 há cada (Figura 03).

Figura 03: Bloco de áreas pertencentes a CPRM localizado no Pará. Fonte: Jazda.com

Para consultar o Edital  do projeto Fosfato Miriri (PE-PB) clique aqui.

Para consultar o Edital do projeto Cobre Bom Jardim (GO), clique aqui.

Como podemos perceber, o mercado está em constante movimentação e podemos esperar grandes investimentos no setor nos próximos anos.

Por isso, conte com o Jazida.com para levar o melhor do gerenciamento de processos minerários e ambientais para o seu negócio!

Referências

Licitação da Jazida de Cobre de Bom Jardim (GO) fica mais atrativa após a inclusão de áreas da ANM. http://www.cprm.gov.br/publique/Noticias/Licitacao-da-Jazida-de-Cobre-de-Bom-Jardim-(GO)-fica-mais-atrativa-apos-a-inclusao-de-areas-da-ANM-6701.html. Acesso em 24 de maio de 2021.

Governo Federal busca atrair 2 bi de investimentos com leilão de caulim no Pará.http://www.cprm.gov.br/publique/Noticias/Governo-Federal-busca-atrair-2-bi-de-investimentos-com-leilao-de-caulim-no-Para-6572.html. Acesso em 24 de maio de 2021.

Notícias de Mineração Brasil: https://www.noticiasdemineracao.com/metais-b%C3%A1sicos/news/1399831/tcu-aprova-leil%C3%A3o-do-projeto-cobre-de-bom-jardim-em-goi%C3%A1s. Acesso em 26 de novembro de 2020.

Serviço Geológico do Brasil: http://www.cprm.gov.br/publique/Noticias/Projeto-de-fosfato-de-Miriri%7CPE-PB-avanca-no-TCU-6400.html. Acesso em 26 de novembro de 2020.

Agência Nacional de Mineração:  https://www.gov.br/anm/pt-br/assuntos/noticias/disponibilidade-de-areas-lote-piloto-se-encerra-com-recorde-de-interessados. Acesso em 26 de novembro de 2020.

Petrologia e Metalogenia do depósito Cobre Bom Jardim de Goiás: https://core.ac.uk/download/pdf/33539972.pdf. Acesso em 26 de novembro de 2020.

FOSFATO DE MIRIRI - ESTADOS DE PERNAMBUCO E PARAÍBA .http://rigeo.cprm.gov.br/xmlui/bitstream/handle/doc/1551/rel_fosfato_miriri.pdf?sequence=1&isAllowed=y.  Acesso em 26 de novembro de 2020.

https://www.jazida.com/

You’ve successfully subscribed to Jazida
Welcome back! You’ve successfully signed in.
Great! You’ve successfully signed up.
Success! Your email is updated.
Your link has expired
Success! Check your email for magic link to sign-in.