A gestão dos processos minerários em um só lugar.

A geofísica é um método de investigação indireta extremamente eficiente, de baixo custo e na grande maioria dos casos totalmente isenta de impacto ambiental. Consiste na realização de medidas na superfície ou subsuperfície da Terra, que são influenciadas pela distribuição interna de suas propriedades físicas. As análises dessas medidas podem revelar a variação vertical e lateral de diversas estruturas geológicas.

A geofísica aplicada utiliza propriedades e parâmetros físicos dos materiais terrestres para a procura de objetos geológicos de interesse, como minérios, petróleo e água, por exemplo.

Trabalhando em diferentes escalas, os métodos geofísicos podem ser aplicados a uma ampla gama de investigações, como: estudo de barragens, túneis, construção civil, exploração mineral, estudo de aquíferos, e diversas outras áreas da Geociência.

Os levantamentos geofísicos, embora algumas vezes passíveis de grandes ambiguidades ou incertezas na interpretação, proporcionam um meio relativamente rápido e barato de se obter informações distribuídas sobre a geologia de uma região.

Quando tratamos de mineração, a geofísica pode e deve ser utilizada em diversas etapas de um empreendimento mineral, dentre essas fases podemos citar a exploração mineral.

Na exploração de recursos de subsuperfície, a geofísica aplicada a mineração é capaz de detectar características de interesse potencial que não poderiam ser descobertas somente por mapeamento geológico, campanhas de sondagem e análises laboratoriais. A aplicação de diversos métodos e estudos é essencial para o entendimento da Geologia de uma forma mais completa possível.

Métodos de levantamentos geofísicos

Há uma divisão geral dos métodos de levantamento geofísico em dois tipos: os que fazem uso dos campos naturais da Terra, e aqueles que envolvem a aplicação na superfície de energia gerada artificialmente.

  1. Os métodos de campos naturais (ou potenciais) utilizam os campos gravitacional, magnético, elétrico e eletromagnético da Terra, procurando por perturbações localizadas que possam ser causadas por feições geológicas ocultas de interesse econômico ou não.
  2. Os métodos de fontes artificiais envolvem a geração de campos elétricos ou eletromagnéticos locais que possam ser usados de modo análogo ao dos campos naturais, ou, no mais importante grupo de métodos de levantamento geofísico, a geração de ondas sísmicas, cuja velocidade de propagação e caminhos de transmissão através da subsuperfície são mapeados para fornecer informações sobre a distribuição dos limites geológicos em profundidade.

Os métodos geofísicos mais utilizados na exploração mineral são os métodos elétricos e os eletromagnéticos:

  • Métodos elétricos: são utilizados para prospecção mineral de metais e são largamente utilizados por serem de baixo custo. Neste método estuda-se o comportamento do fluxo da corrente elétrica no ambiente geológico.
    Os métodos elétricos mais comumente utilizados na prospecção mineral são: Potencial Espontâneo, Polarização Induzida e Eletrorresistividade.

O método de eletrorresistividade é usado no estudo de descontinuidades horizontais e verticais nas propriedades elétricas do solo e também na detecção de corpos tridimensionais de condutividade elétrica anômala.

O método de polarização induzida é utilizado para localizar zonas onde os minerais estão disseminados nas rochas hospedeiras.

O Método de potencial espontâneo faz uso das correntes naturais fluindo no solo, que são geradas por processos eletroquímicos, para localizar corpos rasos de condutividade anômala.

  • Métodos eletromagnéticos: fazem uso da resposta do solo à propagação de campos eletromagnéticos, que são compostos por uma intensidade elétrica alternada e por uma força de magnetização.
    Os métodos eletromagnéticos aerotransportados são largamente utilizados na prospecção de corpos condutivos de minérios, dessa forma não há necessidade de contato físico do transmissor ou do receptor com o solo, fazendo com que sejam realizados mais rapidamente que os levantamentos elétricos.

Método VLF (Very Low Frequency): utiliza fontes distantes, sendo estas fontes potentes rádio-transmissorras usadas para comunicação. Este método tem a vantagem de o equipamento de campo ser pequeno e leve, sendo convenientemente operado por uma pessoa e não haver necessidade de se instalar um transmissor. O levantamento VLF é bastante rápido e ideal para uma fase de reconhecimento de área.

Em breve o Jazida.com irá disponibilizar diversas camadas geofísicas que poderão ser visualizadas no mapa, enquanto essas camadas não estão disponíveis, você pode consultar levantamentos geofísicos regionais disponíveis de forma gratuita em alguns sites, como no site da CPRM e da CODEMGE, por exemplo.

Figura 01: Geoportal CPRM, camadas Geofísica. É possível escolher entre Levantamentos Aerogeofísicos, Gravimetria e Anomalia de Bouguer. Fonte: CPRM

O uso dessas informações, combinado com as camadas de ocorrências minerais e os mapas geológicos, pode deixar uma avaliação de viabilidade de um novo requerimento bem mais assertiva.

O mapa do Jazida.com é um grande portal para encontrar oportunidades no setor mineral, sabemos que muito além da área estar livre é importante que ela não tenha nenhuma restrição ambiental e que tenha evidências do potencial mineral.

Levando em conta diversas informações e levantamentos, você poderá ficar mais seguro sobre o seu investimento, seja em uma área livre ou até mesmo em um eventual lance de uma área disputada em uma licitação.

Referências

Livro Geofísica de Exploração: Philip Kearey, Michael Brooks e Ian Hill. Editora Oficina de Textos.

Geoportal CPRM. https://geoportal.cprm.gov.br/portal/apps/webappviewer/index.html?id=ab9142d362c24941840132959df3a179. Acesso em 28 de agosto de 2020.

Geofísica aplicada a mineração: Entenda seus benefícios. https://www.geoscan.com.br/blog/geofisica-aplicada-a-mineracao/. Acesso em 10 de agosto de 2020.

Métodos Geofísicos para Prospecção Mineral. https://innovatebi.com/metodos-geofisicos-para-prospeccao-mineral-de-metais/. Acesso em 10 de agosto de 2020.

You’ve successfully subscribed to Jazida
Welcome back! You’ve successfully signed in.
Great! You’ve successfully signed up.
Your link has expired
Success! Check your email for magic link to sign-in.