Descubra 4 maneiras de potencializar o monitoramento de concorrentes e oportunidades no mercado mineral

Descubra 4 maneiras de potencializar o monitoramento de concorrentes e oportunidades no mercado mineral

Acredito que você, profissional que atua com mineração, saiba a importância de acompanhar notícias, informações, movimentações e novas leis/resoluções/normas sobre o setor mineral.

Estamos no mês de abril de 2020 e o mercado tem se mostrado bastante turbulento. Durante o momento de pandemia que estamos vivendo é preciso se reinventar, inovar, buscar novas soluções e se manter sempre informado. Afinal, a cada dia são divulgadas novas resoluções, normas e leis, não somente sobre mineração, mas de todos os setores.

Você pode consultar  algumas análises sobre o meses do início de 2020 que produzimos, de lá para cá algumas coisas mudaram: Relatório Janeiro e relatório Fevereiro.

A concorrência no mercado mineral existe e quem trabalha com gestão de processos minerários está acostumado a gerir, monitorar e acompanhar de forma estratégica processos de todo o Brasil. Hoje muitos dos protocolos relacionados a ANM são digitais, porém se você é da época em que acontecia a “fila do DNPM” provavelmente entende a importância de receber uma informação em primeira mão. Se já era difícil gerenciar naquela época, imagine agora com o crescente número de protocolos e uma tendência de maior agilidade da ANM.

Se você já é um assinante Jazida, sabe que existem inúmeras combinações que podem ser feitas em nossa ferramenta filtros avançados”, para a obtenção de informações a respeito de processos de todo o Brasil. Porém, se você ainda não está seguro da força dessa ferramenta ou é um usuário recente e ainda não conhece as nossas soluções, continue lendo este texto, vamos apresentar algumas delas a você!

  1. Utilize o filtro “filtrar por datas e prazos” e monitore toda movimentação do mercado.

Através deste filtro, você pode pesquisar por “futuras disponibilidades” (figura 01) e assim saberá quais serão as possíveis áreas que a ANM colocará em disponibilidade em breve. Utilizando a pesquisa avançada, você poderá combinar essa informação com diversos filtros e pesquisar de acordo com o seu interesse. Por exemplo: por substância, commodity, estado, cidade, etc. Se você quiser saber mais, acesse o vídeo que produzimos para o nosso canal do Youtube.

Figura 01: Pesquisa avançada – filtrar por datas e prazos. Fonte: Jazida.com

Através dessa ferramenta você pode expandir os seus negócios ou até mesmo encontrar uma área que seja de grande valor comercial e que se adeque aos seus investimentos atuais.

Além das futuras disponibilidades, fique por dentro dos últimos requerimentos realizados no Brasil, novos títulos de pesquisa publicados, Alvarás que foram renovados e os que irão vencer nos próximos 60 dias, você pode monitorar como está o mercado nacional da mineração e ainda adicionar outros filtros para acompanhar uma commodity e/ou região específica.

Em 2019 por exemplo, tivemos uma média de 1.000 novos requerimentos por mês em todo Brasil. A ferramenta permite ainda que você personalize seus filtros e deixe salvas suas pesquisas no mapa do Jazida, com isso você vai estar sempre bem informado inclusive sobre novas fronteiras exploratórias no Brasil, porque sim, ainda temos muito que avançar na exploração mineral e descoberta de novo depósitos.

  1. Utilize o filtro “filtrar por pessoas relacionadas” e fique de olho nos concorrentes.

Ao utilizar esse filtro você tem a possibilidade de saber qualquer movimentação a respeito dos concorrentes. Quais áreas ele possuiu, quais são os seus projetos em atividade, últimos pedidos de novas áreas protocolados, quais áreas estão em estudo e quais áreas avançaram para uma nova fase. Tudo isso dentro da nossa plataforma! Ah, e você ainda pode monitorar os processos de seu interesse, receber alertas diários em seu e-mail e salvar esse filtro personalizado, assim você pode consultá-lo sempre que precisar!

Figura 02: Pesquisa avançada – filtrar por pessoas relacionadas. Fonte: Jazida.com
  1. Utilize o filtro “filtrar por localização” e expanda seus negócios.

Se você é um minerador que já atua em uma determinada região do nosso país e deseja expandir seus negócios para regiões próximas, esse filtro pode te ajudar!

Através dessa ferramenta você pode refinar a sua busca por estado e/ou município, e combinado a esse filtro você pode utilizar as camadas de “ocorrências minerais”. Assim, após todas as informações serem plotadas no mapa, você poderá visualizar regiões que historicamente possuem ocorrências minerais e que ainda não possuem nenhum processo minerário ativo, podendo assim reconhecer possíveis oportunidades de negócios.

Figura 03: Pesquisa avançada – filtrar por localização. Fonte: Jazida.com
  1. Utilize o filtro “filtrar por evento” e acompanhe novas oportunidades de trabalho.

Você é um prestador de serviços/autônomo e o seu foco é atuar em uma cidade/estado do nosso país?

Você pode monitorar futuras oportunidades de trabalho criando um filtro personalizado e consultando novos requerimentos/novos títulos de pesquisa/novos títulos de lavra a cada 15 dias, por exemplo.

Também é muito comum que os mineradores deixem para fazer os relatórios em cima da hora e necessitem de profissionais ágeis para essas demandas, o Jazida pode te ajudar a encontrar esses potenciais clientes. Para isso, faça um filtro pelos eventos de publicação de alvará (figura 04).

Se você considerar as publicações de 1, 2 e 3 anos atrás, por exemplo, saberá quem pode estar precisando dos seus serviços nos próximos meses! Legal, não é verdade? É muito comum que empresas valorizem os especialistas mais próximos, dessa forma você pode sair na frente obtendo essas informações!

Figura 04: Pesquisa avançada – filtrar por evento. Fonte: Jazida.com

Percebeu como essas ferramentas são essenciais para o seu negócio? Já obteve alguma informação importante através do Jazida e se destacou em alguma situação específica? Conta pra gente!

Entre em contato com a nossa equipe e descubra essas e muitas outras formas de utilizar o Jazida para buscar soluções para o seu negócio!