Os números do setor mineral – Fevereiro 2020.

Os números do setor mineral – Fevereiro 2020.

Mensalmente elaboramos um material sobre as principais estatísticas dos direitos minerários do setor mineral brasileiro. Apresentamos diversos dados a vocês e também os relacionamos a acontecimentos e novidades do setor, fazendo com que esses dados não sejam apenas números, mas sim reflexo de um mercado em constante movimentação.

Para ler o relatório mensal de fevereiro na íntegra clique aqui para o relatório geral e aqui para o relatório de metálicos.

Se você nos acompanha, percebeu que os números do mês de janeiro não foram muito animadores, porém à medida que os dias e meses vão se passando o mercado volta a se movimentar normalmente.

Notamos uma melhora em relação aos dados de Janeiro e vamos apresentá-los a vocês neste material.

Começamos com o número de 750 novos requerimentos realizados no mês de fevereiro, sendo 206 destes requerimentos destinados a Agregados e Revestimentos e 164 destinados a Metais preciosos.

Despertou a atenção o déficit  em relação ao número de requerimentos para Metais ferrosos. Em janeiro, essa commodity ocupava o 4º lugar no ranking e no mês de fevereiro ela passou a ocupar a 7ª posição (figura 01). Desde 2019 os números vêm caindo quando tratamos de metais ferrosos e por diversas vezes demos destaque positivo ao ouro, que é uma substância pertencente ao grupo de Metais preciosos.

Figura 01: Número de requerimentos realizados em fevereiro no Brasil, agrupados por commodity. Fonte: Jazida.com.

Mas porque isso vem acontecendo se o Brasil é um dos maiores produtores de minério de ferro no mundo?

As commodities são constantemente afetadas pela lei da oferta e procura, pela política monetária mundial, investimentos, demandas comerciais, exportações, etc.

Sabemos que o ano de 2019 foi bem instável para o minério de ferro, o valor dessa commodity variou bastante e se tornou um investimento incerto. Dentro desse cenário, o mercado atual vem considerando o ouro como um ótimo investimento. Quando o mercado financeiro vai mal, o ouro, em geral, se valoriza como o porto seguro dos investidores que se tornam mais conservadores. Ele é considerado um metal de investimento seguro em tempos de crise econômica (figura 02).

Figura 02: Minério de ferro vs Ouro - Comparação da taxa de variação. Fonte: IndexMundi.

Veja abaixo a comparação dos preços das duas commodities:

Figura 03: Comparação dos preços de Minério de Ferro X Ouro em dólares ao longo dos meses. Fonte: IndexMundi.

Como foi dito acima, muitos fatores são relevantes para definir a expectativa do valor de uma commodity no futuro, e este cenário apresentado, pode estar impactando o número de requerimentos protocolados desde outubro/2019, podendo representar um sinal que o mercado do minério de ferro vem se esfriando no curto prazo.

405 novos títulos foram publicados durante o mês de fevereiro, o setor de “industriais” foi o que se destacou positivamente (com a publicação de 58 títulos), juntamente com os “metais preciosos” (com a publicação de 53 títulos).

Alinhado a esse dado, temos um número menor de títulos publicados para os metais ferrosos. Em janeiro, foram 99 títulos publicados, porém em fevereiro foram somente 45, número 50% menor quando comparado ao 1º mês do ano de 2020.

O estado do Rio Grande do Sul se destacou no âmbito de licenciamentos publicados, o número total foi de 83 títulos, sendo 13 do RS, garantindo o 1º lugar no ranking.

E visando novos negócios no Brasil, o número de relatórios positivos entregues também foi superior ao de janeiro. Foram 155, sendo Paraná, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais os três estados que mais se destacaram respectivamente na possível comprovação de novas jazidas que poderão entrar em operação nos próximos anos. Estamos confiantes que novos negócios surgirão!

E você, notou alguma mudança importante/movimentação de mercado nos primeiros meses de 2020? Compartilhe com a nossa equipe!



Referências Bibliográficas:

https://blog.jazida.com/numeros-do-setor-mineral-janeiro-2020/. Os números do setor mineral. Acesso em 04 de fevereiro de 2020.

https://jazidablog.blob.core.windows.net/estatisticas/Jazida_Estatisticas-Mensais-02-2020.pdf. Estatísticas mensais. Acesso em 04 de fevereiro de 2020.

https://www.indexmundi.com/pt/pre%C3%A7os-de-mercado/?mercadoria=min%C3%A9rio-de-ferro&meses=12&mercadoria=ouro . Preço das mercadorias. Acesso em 04 de fevereiro de 2020.

https://6minutos.com.br/minhas-financas/2o-melhor-investimento-de-2019-ouro-continua-em-alta-conheca-os-riscos-e-vantagens/ . 2º melhor investimento de 2019, ouro continua em alta; conheça os riscos e vantagens. Acesso em 04 de fevereiro de 2020.

https://www.infomoney.com.br/mercados/mercado-global-de-minerio-de-ferro-enfrenta-nova-crise/. Mercado global de minério de ferro enfrenta nova crise. Acesso em 04 de fevereiro de 2020.

https://exame.abril.com.br/mercados/preco-do-minerio-de-ferro-deve-cair-em-2020-preve-gigante-chinesa/