Como uma nova ferramenta é desenvolvida?

Como uma nova ferramenta é desenvolvida?

Em nosso dia a dia acessamos sites, aplicativos, softwares e diversas plataformas que necessitam de uma equipe para que tudo seja criado e que proporcione uma ótima experiência ao usuário. Você já se perguntou como tudo isso é desenvolvido?

Não é uma tarefa simples, é necessário uma equipe diversificada e especializada, e aqui no Jazida.com a nomeamos como “Time de Desenvolvimento”.

Eles são responsáveis por receber novas demandas, entender a viabilidade da ferramenta e torná-la realidade para o usuário, ou até mesmo realizar melhorias contínuas nas funcionalidades já existentes.

As novidades e melhorias podem ser realizadas a partir de sugestões internas, vindas dos próprios colegas de trabalho, ou externas, vindas dos usuários que utilizam as diversas funcionalidades desenvolvidas pelo Jazida.com, por exemplo: a assistente virtual do WhatsApp, o aplicativo Jazida Calendário e o software Jazida.com.

Como é o processo de desenvolvimento?

A cada semana é realizada uma reunião para definir quais são as prioridades, nessa etapa inicial são avaliados os desafios do desenvolvimento e a quantidade de horas e pessoas necessária para que a demanda seja concluída.

Após essa etapa, as demandas são “quebradas” em pequenas partes e são definidos períodos de 7 a 15 dias de trabalho (uma ou duas semanas). Com as demandas devidamente "quebradas" as atividades são distribuídas para a equipe com base na atuação de cada componente: Front end e Back end.

Você já tinha ouvido falar nesses termos?

Desenvolvedor Front End ou Back End são termos utilizados para diferenciar a especialização de um profissional de programação.

De forma simplificada o desenvolvedor Front End trabalha com a parte visual, ou seja, aquilo que conseguimos ver e interagir. Ele cuida da usabilidade, efeitos visuais, interação direta com o usuário e toda a experiência na plataforma.

Já o desenvolvedor Back End atua nos “bastidores”, ou seja, o servidor e o banco de dados que ajudam a fornecer as informações ao usuário de uma interface.

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre essa diferença, podemos continuar.

Após as demandas serem atribuídas são realizadas reuniões diárias para avaliar o andamento das atividades, entender quais são os maiores desafios e como podemos saná-los.

Ao final deste período analisamos as entregas concluídas e traçamos novos objetivos para as demandas que necessitam de mais tempo para serem desenvolvidas.

Além dessas demandas, é necessário organização para resolver problemas encontrados pelos usuários, os famosos "bugs", que normalmente são tratados com prioridade máxima.

No caso específico do Jazida, temos um desafio adicional relacionado as constantes evoluções da legislação mineral, geração de prazos, novos formatos para requerer áreas, dentre outros.

Com as constantes evoluções, que são extremamente benéficas ao setor, o Jazida.com evolui também. Em alguns casos temos a felicidade de desenvolver uma ideia que posteriormente é abraçada pelo mercado, pois também identificam a relevância de tal solução.

Ao finalizar um ciclo de desenvolvimento, são definidas novas prioridades e a rotina se inicia novamente. Assim o Jazida.com se mantem atualizado e cheio de novidades para os nossos assinantes.

Gostaria de saber mais sobre o nosso processo de desenvolvimento?

Deixe o seu comentário nesse texto ou envie uma mensagem para a nossa equipe por meio do whatsapp.

Ah, e não se esqueça de nos acompanhar nas redes sociais!

Até a próxima!