A gestão dos processos minerários em um só lugar.

Mensalmente a equipe do Jazida elabora um material sobre as principais estatísticas do setor mineral brasileiro. Caso você ainda não o tenha visto em nosso blog, te convido a acessar os últimos dados referentes a novembro.

Vamos ressaltar no material de hoje os principais acontecimentos do mês de novembro no setor mineral, esperamos trazer a você informações relevantes e que te ajudem a se manter informado!

No mês de novembro houveram 886 novos Requerimentos enviados a ANM, devemos dar destaque ao setor de Agregados e Revestimento (282) e novamente (assim como no mês de Outubro) ao setor de Metais Preciosos (158):

Figura 1: Número de requerimentos realizados em novembro no Brasil, agrupados por commodity. Fonte: Jazida.com

O Ouro foi responsável por 55% destes requerimentos, sendo representado por 158 requerimentos dentro do setor de Metais Preciosos.

No mês de novembro o estado de Minas Gerais saiu na frente no quesito “Requerimentos de Autorização de Pesquisa” com o número de 105 Requerimentos, estando na frente do estado da Bahia que apresentou 89 Requerimentos, número muito inferior ao ser comparado com o mês anterior.

Houveram 93 títulos de “Permissão de Lavra Garimpeira (PLG)” em novembro e um deles nos chamou atenção, o Requerimento de PLG para Tântalo, substância que não é muito popular. De acordo com a ANM, o elemento metálico Tântalo é relativamente raro na crosta terrestre. Estima-se que a abundância seja da ordem de 1,7 ppm (0,000017%), sendo mais reduzida nas águas do mar (0.002 ppb). Atualmente, sobressaem-se como principais usos de Tântalo as indústrias de telefonia móvel/celulares (capacitores eletrolíticos), de equipamentos eletrônicos, aeroespacial (componentes de motor a jato: ligas especiais), de vidro com índices de refração especiais (câmeras) e automobilística que sinalizam tendências de crescimento no longo-prazo.

Outra curiosidade é que atualmente no Brasil existem 95 processos ativos na ANM relacionados ao Tântalo. Fizemos uma rápida pesquisa na plataforma do Jazida através da ferramenta pesquisa avançada e constatamos que a maioria deles, cerca de 37 processos, se encontram no estado do Pará.

Figura 2: Ferramenta pesquisa avançada na plataforma do Jazida.com. Fonte: Jazida.com

Essa pesquisa pode ser feita para qualquer substância mineral e os resultados podem ser exportados em formato excel, csv, kmz ou shapefile. Caso tenha curiosidade acesse a nossa plataforma ou saiba mais em:  Jazida - Pesquisa Avançada.

A mineração é uma atividade essencial para o nosso país, sabemos que vários estados e municípios dependem da atividade minerária atualmente. Neste sentido, trazemos a seguinte informação a vocês: no mês de novembro, 217 relatórios de pesquisa positivos foram entregues a ANM, o que nos traz grande perspectiva para os próximos anos. Desse número, 43 estão associados ao estado de São Paulo, 37 ao estado da Bahia e 25 ao estado de Minas Gerais. Estamos na torcida para que um grande número de relatórios seja aprovado e que vários mineradores tenham a oportunidade de iniciar o processo de lavra.

O estado de São Paulo também se destacou neste mês em relação aos RFP aprovados. O número total foi de 105 relatórios, sendo 40 em SP.

Figura 3: Número de Relatórios Finais de Pesquisa aprovados em novembro no Brasil agrupados por estado. Fonte: Jazida.com

No mercado na mineração, assim como qualquer negócio, existe negociação e venda de “Direitos Minerários”. Assim como vendemos um apartamento ou um carro, podemos vender um direito minerário. E as negociações nesse sentido são muitas, olhem só esses dados: ao todo no Brasil no mês de novembro, houveram 186 CESSÕES TOTAIS APROVADAS, sendo o maior número em GO, com 77 cessões aprovadas.

Você sabia que esses trâmites podem ocorrer e que está previsto em lei?

Você pode saber mais em: Cessão parcial ou total de direitos minerários.

E por último, vamos apresentar a vocês dados relativos a multas. Em novembro, o estado que recebeu o maior número de multas foi o Rio de Janeiro, de 153 multas aplicadas no país, 74 foram direcionadas ao RJ. Existem várias formas de evitar o recebimento de uma multa, normalmente os valores são muito altos e na maioria dos casos ela poderia ter sido evitada. Vale a pena fazer o monitoramento dos seus processos, acompanhar datas e prazos de entrega de documentos importantes e pagamentos de emolumentos.

Fique à vontade para entrar em contato com a nossa equipe e buscar soluções para os seus negócios!



REFERÊNCIAS

Os números do setor mineral – Outubro 2019. https://blog.jazida.com/os-numeros-do-setor-mineral-outubro-2019/. Acesso em 16 de dezembro de 2019.

Tântalo. http://www.dnpm.gov.br/dnpm/publicacoes/serie-estatisticas-e-economia-mineral/outras-publicacoes-1/6-6-tantalo. Acesso em 16 de dezembro de 2019.

You’ve successfully subscribed to Jazida
Welcome back! You’ve successfully signed in.
Great! You’ve successfully signed up.
Your link has expired
Success! Check your email for magic link to sign-in.