Os números do setor mineral – Outubro 2019

Os números do setor mineral – Outubro 2019

Mensalmente a equipe do Jazida elabora um material sobre as principais estatísticas do setor mineral brasileiro. Caso você ainda não o tenha visto em nosso blog, te convido a acessar os últimos dados referentes a Outubro.

Em outubro/2019 ocorreu a implantação do Protocolo Digital da ANM, o leilão de áreas tituladas da CPRM, vários títulos minerários foram requeridos no Brasil, novos títulos foram concedidos e pesquisas de novas áreas foram iniciadas. Todos esses fatores são excelentes para o mercado da mineração, trazendo movimentação ao setor e novas perspectivas.

Destacamos alguns dados que coletamos na plataforma do Jazida referentes a outubro/2019, caso você seja um minerador ou se interesse pela área, não deixe de conferir:

No mês de outubro ocorreram 1081 novos requerimentos, sendo os principais grupos de commodities:

  • Agregados e revestimentos (246);
  • Metais não ferrosos (174);
  • Metais preciosos (161);
  • Metais ferrosos (140), dentre outros.
Figura 1: Número de requerimentos realizados em Outubro no Brasil agrupados por commodity.

O estado da Bahia vem se destacando nos últimos meses e em outubro não foi diferente, se manteve em primeiro lugar com um número de 268 requerimentos para Autorização de Pesquisa, seguido de Minas Gerais com 160.

Quando tratamos dos minerais metálicos, temos que dar destaque ao ouro e ao manganês, as duas substâncias se destacam ao longo de quase todo o ano de 2019. Em outubro, dos 447 requerimentos para substâncias metálicas, 162 foram para ouro e 90 para manganês, o que representa mais de 50% do número total. Essas substâncias possuem destaque também quando tratamos de novos Títulos minerários publicados, dos 177 novos títulos, 75 foram para Ouro e 40 para manganês.

E por falar em ouro, podemos dar destaque a Kinross Brasil Mineração SA. No mês de outubro a Kinross protocolou 46 requerimentos junto à ANM, ocupando o 2º lugar no ranking das empresas que mais protocolaram requerimentos no mês. O primeiro lugar foi ocupado pela Rio Manganês Mineração SA. A Kinross atua no Brasil no estado de Minas Gerais, na cidade de Paracatu e opera a mina Morro do Ouro, depósito de grande relevância para o mercado brasileiro. Ficamos na torcida por uma expansão dos empreendimentos atuais, novas pesquisas ou projetos no Brasil! Vamos ficar ligados em novos investimentos, para que possamos ter novidades em breve.

A Nexa Recursos Minerais S A, também se destacou no mês de Outubro com 32 protocolos de requerimentos junto à ANM. A Nexa é uma das cinco maiores mineradoras de zinco no mundo, de janeiro a setembro, foram dedicados US$ 344 milhões em recursos nessas áreas e, até o final do ano, esse valor deve chegar a US$ 600 milhões. O projeto Aripuanã, localizado no Estado de Mato Grosso, é o segundo maior projeto de zinco em construção no mundo atualmente. Para o ano de 2019, a Nexa prevê produzir até 380 mil toneladas de zinco, 38 mil toneladas de cobre, 55 mil toneladas de chumbo, 9 milhões de onças de prata e 24 mil onças de ouro.

O Pará é um estado que possuí muitos garimpos e pequenas mineradoras devido ao seu enorme potencial geológico, assim como grande parte da região norte do país. Em outubro foram protocolados 102 novos requerimentos de Permissão de Lavra Garimpeira no Brasil, sendo que 43 deles foram no Pará, seguido de 13 requerimentos desse tipo de regime para o estado de Minas Gerais. Os metais preciosos são os mais requeridos, 38 requerimentos foram para Metais precisos (sendo 23 para ouro, substância de grande destaque nesta matéria).

Figura 2: Requerimentos de Permissão de Lavra garimpeira no mês de outubro no Brasil.

As informações deste material foram retiradas da nossa plataforma Jazida.com. Caso queira se informar sobre outras estatísticas, outros meses ou anos, te convido a se cadastrar em nossa plataforma. Utilize os vários filtros avançados que podem ser combinados e que trazem a você diversas informações como as mencionadas em nossos relatórios.



Referência Bibliográica:

Estatísticas do Setor mineral – Outubro 2019, Jazida.com. https://blog.jazida.com/estatisticas-do-setor-mineral-de-outubro-de-2019/. Acesso em 07 de Novembro de 2019.