Onde estão as principais minas em atividade no Brasil?

O Brasil é reconhecido como um dos principais produtores de minérios do mundo, produzindo aproximadamente 70 substâncias minerais diferentes, segundo a ANM (Agência Nacional de Mineração). O setor mineral brasileiro, em 2021, foi responsável por aproximadamente 20% das exportações do Brasil, o que representa quase 5% do PIB nacional.

Sendo umas das bases da economia nacional, a extração de recursos minerais, desde que realizada com eficiência e em acordo com as regulamentações vigentes e órgãos ambientais competentes, gera desenvolvimento socioeconômico na região em que uma mina é aberta.

As principais substâncias minerais exploradas no Brasil são: ferro, ouro, alumínio, cobre, estanho, manganês, nióbio e níquel, que correspondem a 98,6% do valor de toda a produção mineral brasileira comercializada.

Você pode saber mais sobre cada uma delas no post “Os principais minérios do Brasil”.

Descubra no Jazida.com quais as principais jazidas minerais do Brasil, os estados que se destacam na exploração mineral brasileira, e quais são as substâncias minerais exploradas em cada uma dessas regiões.

Compilamos em uma única camada a localização, produção mineral, valor pago de CFEM por processo minerário.

Região Sudeste

O Sudeste destaca-se pela exploração de minério de ferro, ouro, manganês e bauxita em Minas Gerais, além de agregados (areia, cascalho, brita), em São Paulo e Rio de Janeiro, e rochas ornamentais, no Espírito Santo.

Minas Gerais é o maior estado minerador brasileiro, possuindo 40 das 100 maiores minas de extração do Brasil. Na região centro-sul de Minas está localizado o Quadrilátero Ferrífero, que tem extensão de aproximadamente 7 mil quilômetros quadrados, possuindo como principais minérios o ouro, o manganês e o ferro.

Minas ativas na região Sudeste.

Esta região é responsável por 60% da produção total de minério de ferro brasileira. Além disso, destaca-se na exploração de nióbio e fosfato em Araxá; gemas, em Governador Valadares; e grafita, em Salto da Divisa.

Região Norte

As reservas minerais conhecidas no norte do Brasil são de diferentes tipos de minério e estão distribuídas por todos os estados da região, com destaque para as reservas de minério de ferro, bauxita, manganês, cobre, níquel, cromo, estanho (cassiterita), zinco e zirconita entre os metálicos, além de caulim, calcário de uso na indústria cimenteira e de corretivo de solo, gipsita, rochas fosfáticas, sal de potássio, rochas ornamentais e dos agregados utilizados na construção civil (areia, argila, cascalho e brita).

Apesar da abundância de depósitos minerais, os principais estados mineradores do Norte são o Pará, principal produtor de ferro, Rondônia, que se destaca na produção de estanho (cassiterita) e Amazonas.

A região que se destaca na produção de substâncias minerais no Norte é a Serra de Carajás e Oriximiná, localizada no estado do Pará. Esta região abriga a maior jazida de minério de ferro explorada no mundo. Além disso, há grandes reservas de minérios de manganês, cobre, bauxita, ouro, níquel, estanho e outros.

Minas ativas na região Norte: Pará, Rondônia e Amazonas.

Região Centro-Oeste

O Centro-Oeste possui grandes reservas de ferro, estanho, manganês, calcário e mármore. Os principais estados produtores minerais são Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.

No estado do Mato Grosso do Sul, destaca-se a região do Maciço do Urucum, localizada ao Sul do município de corumbá. Essa é uma das principais regiões responsável por grande parte da produção de minério de ferro do Brasil. Além disso, também se destaca na produção de manganês, contribuindo com cerca de 22% da produção nacional. Na imagem abaixo você pode observar as empresas mineradoras na região:

Minas ativas no Centro-Oeste: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.

Já o estado de Goiás destaca-se na produção de amianto, ouro e fosfato.

O estado de Mato Grosso tem grande potencial para a exploração de cobre,  níquel, zinco e fosfato. Porém os principais minérios explorados são o ouro, nas regiões de Matupá, Peixoto de Azevedo e Pontes e Lacerda, e o calcário na região de Nobres, fundamental para a produção de fertilizantes e ao agronegócio mato-grossense.

Qual a importância da produção de minérios no Brasil?

A exploração e produção de substâncias minerais no Brasil alimenta setores que demandam dessas matérias primas, como as indústrias metalúrgicas, siderúrgicas, produtoras de fertilizantes, petroquímicas, entre outros.

A produção destas indústrias está intrinsecamente ligada à cadeia de extração de minérios, e é responsável também por grande parte dos produtos de consumo civil, industrial e militar que temos disponíveis atualmente.

Sendo assim, a disponibilidade e capacidade de extração de minérios no Brasil estão ligados ao futuro e estabilidade econômica do país, e fazem parte da cadeia global de fornecimento de minérios, que possibilita desenvolvimento mútuo de nações, evolução econômica, legislativa, social e cultural necessárias para a manutenção do mundo moderno e todas as nuances agregadas aos processos de produção tecnológica.

O Sudeste, o Norte e o Centro-Oeste são as principais regiões com minas ativas e se destacam na produção de ferro, ouro e manganês. Outras substâncias minerais também são extraídas nessas regiões, como alumínio, estanho, cobre e outras.

Como o Jazida pode te ajudar?

Destacamos abaixo 3 motivos para você assinar o Jazida e dar o primeiro passo para o futuro da mineração no Brasil:

1º - Monitore em tempo real a evolução de seus processos minerários.

No cadastro gratuito você pode monitorar até 3 processos minerários de seu interesse. Além disso você recebe atualizações diárias no seu e-mail sobre o cadastro mineiro, publicações do Diário Oficial da União (DOU) e pendências dos processos minerários monitorados. Dessa forma você evita multas em caso de atrasos de obrigações junto à ANM.

Você também tem acesso ao histórico de movimentações do seu processo, as pendências junto à ANM, as poligonais, os prazos importantes e até mesmo o trâmite do processo dentro da ANM.

2º - Compilação de dados em um só lugar.

O Jazida compila os dados de produção e pagamento de CFEM das minas ativas e disponibiliza as unidades de conservação que permitem atividade mineral, além de integrar os mapas geológicos do SGB, produtos geofísicos, dados geográficos do IBGE e os processos do Sigmine ANM.

Você pode, por exemplo, consultar a localização de minas operantes que possuem o título minerário de lavra ativo (concessão de lavra, permissão de lavra garimpeira, licenciamento ou guia de utilização) e realizaram o pagamento da CFEM nos últimos 12 meses. Esse é um dado exclusivo do Jazida.com e você pode consultá-lo acessando a camada de Minas Ativas - CFEM, no módulo explorar mapa, como mostra a imagem abaixo.

Camada de Minas Ativas – CFEM categorizadas com base no grupo de commodity da substância extraída.

3º - Segurança de dados.

No Jazida.com, seus dados estão seguros e serão acessados apenas pelos usuários que tiverem acesso concedido pelo administrador. Com o Jazida Premium você pode adicionar outros usuários da sua empresa para trabalhar com seus processos, mapas e documentos.

O Jazida é a maior e mais completa plataforma para gestão de processos minerários e licenças ambientais. Democratizamos o acesso às informações públicas do setor mineral brasileiro. Gostaria de saber mais sobre o Jazida.com?