Mineração no Brasil: principais regiões, minerais e impactos econômicos

O setor mineral brasileiro permanece entre os mais relevantes do mundo, com cerca de 70 substâncias minerais exploradas, conforme dados da Agência Nacional de Mineração (ANM). Em 2024, a mineração no Brasil registrou um faturamento de R$ 270,8 bilhões, crescimento de 9,1% em relação a 2023, de acordo com o IBRAM. As exportações minerais brasileiras somaram US$ 43,43 bilhões, representando 47% do saldo da balança comercial nacional, sendo o minério de ferro o principal produto exportado, com 68,7% de participação no valor total.

Sendo umas das bases da economia nacional, a extração de recursos minerais, desde que realizada com eficiência e em acordo com as regulamentações vigentes e órgãos ambientais competentes, gera desenvolvimento socioeconômico na região em que uma mina é aberta.

Quais são os principais minérios produzidos no Brasil?

Com base nos dados mais recentes, os principais minerais explorados no Brasil em termos de valor de produção são o minério de ferro, ouro, cobre, granito, calcário, bauxita (alumínio) e fosfato. Juntos, esses minerais representam a maior parte da receita do setor mineral brasileiro, com destaque para o minério de ferro, que sozinho corresponde a mais de 59% do valor total da produção mineral comercializada em 2024.

Você pode saber mais sobre cada uma delas no post  “Os principais minérios do Brasil”.

Principais jazidas minerais do Brasil

No Jazida.com, é possível descobrir quais as principais jazidas minerais do Brasil, os estados que se destacam na exploração mineral brasileira, e quais são as substâncias minerais exploradas em cada uma dessas regiões.

Compilamos em uma única camada a localização, produção mineral, valor pago de CFEM por processo minerário.

Minas em atividade na Região Sudeste

O Sudeste do Brasil é uma das regiões com maior destaque na mineração nacional. Minas Gerais lidera com a extração de minério de ferro, ouro, manganês e bauxita, enquanto São Paulo e Rio de Janeiro se sobressaem na produção de agregados para construção civil, como areia, brita e cascalho. Já o Espírito Santo é reconhecido pela atividade de extração de rochas ornamentais.

Nos últimos anos, observou-se um crescimento significativo de minas ativas de rochas ornamentais no Nordeste de Minas Gerais. Além disso, houve uma expansão expressiva na produção de agregados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, impulsionada pela demanda da construção civil.

No Espírito Santo, o destaque continua sendo a mineração de rochas ornamentais, especialmente granitos e mármores, que abastecem tanto o mercado interno quanto o internacional.

Minas Gerais e o Quadrilátero Ferrífero

Minas Gerais é o maior estado minerador brasileiro, possuindo 47 das 100 maiores minas de extração do Brasil. Na região centro-sul de Minas está localizado o Quadrilátero Ferrífero, que tem extensão de aproximadamente 7 mil quilômetros quadrados, possuindo como principais minérios o ouro, o manganês e o ferro.

Minas ativas na região Sudeste.

Esta região é responsável por 60% da produção total de minério de ferro brasileira. Além disso, destaca-se na exploração de nióbio e fosfato em Araxá; gemas, em Governador Valadares; e grafita, em Salto da Divisa.

Minas em atividade na Região Norte

As reservas minerais conhecidas no norte do Brasil são de diferentes tipos de minério e estão distribuídas por todos os estados da região, com destaque para as reservas de minério de ferro, bauxita, manganês, cobre, níquel, cromo, estanho (cassiterita), zinco e zirconita entre os metálicos, além de caulim, calcário de uso na indústria cimenteira e de corretivo de solo, gipsita, rochas fosfáticas, sal de potássio, rochas ornamentais e dos agregados utilizados na construção civil (areia, argila, cascalho e brita).

Principais estados mineradores do Norte

Apesar da abundância de depósitos minerais, os principais estados mineradores do Norte são o Pará, principal produtor de ferro, Rondônia, que se destaca na produção de estanho (cassiterita), Tocantins, com agregados e Amazonas.

A região que se destaca na produção de substâncias minerais no Norte é a Serra de Carajás e Oriximiná, localizada no estado do Pará. Esta região abriga a maior jazida de minério de ferro explorada no mundo. Além disso, há grandes reservas de minérios de manganês, cobre, bauxita, ouro, níquel, estanho e outros.

Minas ativas na região Norte: Pará, Rondônia e Amazonas.

Minas em atividade na Região Centro-Oeste

O Centro-Oeste possui grandes reservas de ferro, estanho, manganês, calcário e mármore. Os principais estados produtores minerais são Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.

No estado do Mato Grosso do Sul, destaca-se a região do Maciço do Urucum, localizada ao Sul do município de corumbá. Essa é uma das principais regiões responsável por grande parte da produção de minério de ferro do Brasil. Além disso, também se destaca na produção de manganês, contribuindo com cerca de 22% da produção nacional.

Na imagem abaixo você pode observar as empresas mineradoras na região:

Minas ativas no Centro-Oeste: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.

Já o estado de Goiás destaca-se na produção de amianto, ouro e fosfato.

Com o passar dos anos, a região Centro-Oeste do Brasil expandiu sua produção de agregados para construção civil, especialmente no estado de Goiás. Esse crescimento é impulsionado pelo aumento da demanda por areia, brita e cascalho, utilizados em obras de infraestrutura, urbanização e construção habitacional, justificado pelo crescimento populacional pautado no censo de 2022. O estado de Goiás, também se destaca na produção deamianto, ouro e fosfato.

O estado de Mato Grosso tem grande potencial para a exploração de cobre, níquel, zinco e fosfato. Porém os principais minérios explorados são o ouro, nas regiões de Matupá, Peixoto de Azevedo e Pontes e Lacerda, e o calcário na região de Nobres, fundamental para a produção de fertilizantes e ao agronegócio mato-grossense.

Qual é a importância da produção de minérios no Brasil?

A exploração e produção de substâncias minerais no Brasil é fundamental para abastecer setores estratégicos da economia, como as indústrias metalúrgicas, siderúrgicas, petroquímicas e produtoras de fertilizantes, entre outras. A produção destas indústrias está intrinsecamente ligada à cadeia de extração de minérios, e é responsável também por grande parte dos produtos de consumo civil, industrial e militar que temos disponíveis atualmente.

Sendo assim, a disponibilidade de substâncias minerais no Brasil e capacidade de extração de minérios no Brasil estão ligados ao futuro e estabilidade econômica do país, e fazem parte da cadeia global de fornecimento de minérios, que possibilita desenvolvimento mútuo de nações, evolução econômica, legislativa, social e cultural necessárias para a manutenção do mundo moderno e todas as nuances agregadas aos processos de produção tecnológica.

As regiões Sudeste, Norte e Centro-Oeste concentram as principais minas ativas do Brasil, com destaque para a produção de minério de ferro, ouro e manganês. Nessas áreas, também se destacam a extração de outros minérios estratégicos como alumínio, estanho, cobre, entre outros.

Como o Jazida pode te ajudar a acompanhar as minas em operação?

Destacamos abaixo 3 motivos para você  assinar o Jazida  e dar o primeiro passo para o futuro da mineração no Brasil:

1º - Monitore em tempo real a evolução de seus processos minerários.

No cadastro gratuito você pode monitorar até 3 processos minerários de seu interesse. Além disso você recebe atualizações diárias no seu e-mail sobre o cadastro mineiro, publicações do Diário Oficial da União (DOU) e pendências dos processos minerários monitorados. Dessa forma você evita multas em caso de atrasos de obrigações junto à ANM.

Você também tem acesso ao histórico de movimentações do seu processo, as pendências junto à ANM, as poligonais, os prazos importantes e até mesmo o trâmite do processo dentro da ANM.

2º - Compilação de dados em um só lugar.

O Jazida compila os dados de produção e pagamento de CFEM das minas ativas e disponibiliza as unidades de conservação que permitem atividade mineral, além de integrar os mapas geológicos do SGB, produtos geofísicos e os processos do Sigmine ANM.

Você pode, por exemplo, consultar a localização de minas operantes que possuem o título minerário de lavra ativo (concessão de lavra, permissão de lavra garimpeira, licenciamento ou guia de utilização) e realizaram o pagamento da CFEM nos últimos 12 meses. Esse é um dado exclusivo do Jazida.com e você pode consultá-lo acessando a camada de Minas Ativas - CFEM, no módulo explorar mapa, como mostra a imagem abaixo.

Camada de Minas Ativas – CFEM categorizadas com base no grupo de commodity da substância extraída.

3º - Segurança de dados.

No Jazida.com, seus dados estão seguros e serão acessados apenas pelos usuários que tiverem acesso concedido pelo administrador. Com o Jazida Premium você pode adicionar outros usuários da sua empresa para trabalhar com seus processos, mapas e documentos.

O Jazida é a maior e mais completa plataforma para gestão de processos minerários e licenças ambientais. Democratizamos o acesso às informações públicas do setor mineral brasileiro. Gostaria de saber mais sobre o Jazida.com?


FAQ

1. Onde estão localizadas as principais minas em atividade no Brasil?

As principais minas em operação no Brasil estão concentradas nas regiões Sudeste, Norte e Centro-Oeste. Minas Gerais se destaca nacionalmente com 47 das 100 maiores minas do Brasil.

2. Quais são os principais minérios produzidos no Brasil?

Os principais minérios produzidos no Brasil incluem:

  • Minério de ferro (mais de 59% do valor da produção mineral)
  • Ouro
  • Cobre
  • Granito e calcário
  • Bauxita (alumínio)
  • Fosfato

Esses minérios abastecem tanto o mercado interno quanto as exportações, sendo essenciais para setores estratégicos da economia brasileira.

3. Qual a importância da mineração para a economia do Brasil?

A mineração é uma das bases da economia nacional, gerando empregos, movimentando cadeias produtivas e contribuindo significativamente para a balança comercial brasileira. Em 2024, o setor faturou R$ 270,8 bilhões e representou 47% do saldo comercial, segundo o IBRAM. Além disso, é vital para o desenvolvimento de setores como siderurgia, metalurgia, fertilizantes e construção civil.