A gestão dos processos minerários em um só lugar.

Após 1 ano, a Agência Nacional de Mineração (ANM) retomou as licitações e tornou público o edital 1º/2022 da 6ª rodada de Disponibilidade de Áreas. Esse edital possui algumas diferenças entre os editais anteriores e seus principais pontos são:

  1. Foco em PLG: O foco principal é a oferta exclusiva para permissão de lavras garimpeiras;
  2. Oferta de 420 áreas: Serão ofertadas 420, abrangendo principalmente o estado do Pará, seguido por Mato Grosso, Roraima (29), Bahia, Pernambuco, Amapá, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Rondônia e Tocantins;
  3. Avaliação Social: Em caso de mais uma pessoa interessada na mesma área, a etapa de leilão eletrônico foi substituída pela avaliação social.

Quem pode participar

De acordo com edital, podem participar “garimpeiro participante” e “cooperativa participante”.

  • Garimpeiro participante: garimpeiro pessoa física;
  • Cooperativa participante: Cooperativas de garimpeiro com, no mínimo, 20 cooperados e registro vigente na Organização da Cooperativas do Brasil (OCB).

Manifestação de Interesse

Garimpeiros participantes podem manifestar interesse em até 3 áreas de 50 ha, mas só poderá requerer 1 PLG.

Cooperativas participantes podem requerer até 25 áreas desde que a soma dessas áreas não ultrapasse 20.000 ha.

Outra diferença desse edital é o fato das áreas que não receberam manifestação de interesse se torarem livres a partir do dia útil subsequente à homologação do edital, que está prevista para o dia 02/02/2023. Estando livres, elas poderão ser requeridas sob qualquer regime.

Critérios para Avaliação Social – Segunda Etapa do Edital

A avaliação social substitui o leilão eletrônico na segunda etapa do edital. Os critérios são somados de acordo com uma pontuação. Quem tiver a maior pontuação arremata a área de interesse.

Esses critérios e seguintes pontuações estão detalhados no edital. Você pode acessá-lo clicando aqui.

Os critérios de desempate são:

1) Maior parcela de áreas com posse ou acordo com o superficiário;

2) Ordem de manifestação de interesse na oferta pública.

Como o Jazida pode te ajudar

Nesse edital, um dos critérios de desempate é a ordem de manifestação de interesse pela área. Além disso, as áreas fracassadas ficarão livres a partir do dia útil subsequente à homologação do Edital, que está prevista para o dia 02/02/2023. Portanto, é importante acompanhar as novidades, prazos e eventuais mudanças.

O Jazida te ajuda a monitorar as áreas de interesse e a se preparar antes de o edital ser aberto. Realizamos um Webinar explicando os principais pontos desse edital e como usar ferramentas do sistema para selecionar as áreas com maior potencial. Acesse abaixo para assistir:

WEBINAR

Dúvidas frequentes:

Ainda é possível manifestar interesse nas áreas da 5ª rodada?

A 5ª rodada já foi finalizada. Mas existem algumas áreas livres que não tiveram interessados na etapa de oferta pública e leilão e podem ser requeridas sem necessidade de manifestar interesse. Você pode identificar essas áreas no mapa do Jazida.

Qual é o prazo para contestação e impugnar a disponibilidade da área?

Os prazos para homologação, impugnação e contestação estão descritos no edital da 6ª rodada. Você pode encontrar essas informações clicando aqui.

É possível identificar minerais em uma área de interesse específica usando o Jazida?

Sim! A ferramenta Jazida possui uma camada de interesse mineral, amostragem geoquímica e mapa geológico. Você também pode utilizar a ferramenta “buffer”, disponível no cadastro gratuito, para ver quais processos ativos você tem na região para determinada substância.

You’ve successfully subscribed to Jazida
Welcome back! You’ve successfully signed in.
Great! You’ve successfully signed up.
Your link has expired
Success! Check your email for magic link to sign-in.