Integração de dados e conhecimento – porque esses fatores são essenciais em seu negócio.

Integração de dados e conhecimento – porque esses fatores são essenciais em seu negócio.

Na era atual todas as informações são conectadas e integradas. Em diversos meios de comunicação você consegue consultar histórico de postagens, conversas, documentos anexados, comentários, reuniões, etc. Dentro da sua empresa isso não pode ser diferente.

Cada colaborador possui a sua função para que tudo ocorra de forma natural e coerente em uma empresa. Porém, mesmo que cada um faça o seu trabalho de forma individual, as informações precisam ser do conhecimento de todos que trabalham na equipe.

Imagine comigo a seguinte situação: a empresa possui um colaborador que pediu demissão e que não teve tempo hábil de treinar alguém para substituí-lo antes do seu desligamento. Como alguém poderá dar andamento aos trabalhos que eram executados por esse funcionário? Como saberão quais trabalhos foram executados durante o mês e quais ainda estão pendentes?

Considerando este exemplo simples, percebemos a importância de informações integradas e de fácil acesso a todos de uma equipe, certo?

Agora me conta, você que é usuário do Jazida, sabia que a nossa plataforma possuí ferramentas que permitem essa integração e facilidade na consulta de informações?

O primeiro ponto que podemos destacar é: toda a infraestrutura de servidores e banco de dados do Jazida está hospedada em servidores da Microsoft, em ambiente de nuvem. Dessa forma, todas as informações ficam registradas de forma segura.

Outras ferramentas que podem prevenir a perda de históricos, documentos, movimentações, etc e auxiliam em uma comunicação integrada e eficiente dentro de uma empresa, são as opções de “anexar documentos”, vinculando-os aos eventos e obrigações dos processos minerários, “adicionar informações” e “inserir comentários” nos processos minerários sob gestão na plataforma Jazida.com.

Todas essas opções ficam localizadas, por exemplo, no módulo Minerário na aba “eventos” (figura 01).

Figura 01: ferramentas de comunicação integrada. Fonte: Jazida.com

Quando tratamos de gerenciamento de projetos, lidamos com muitos dados e informações ao mesmo tempo. Um profissional que é responsável por realizar a gestão de vários direitos minerários lida com diversos documentos e relatórios, e isso deve ser armazenado e organizado de forma clara. Todos, seja você minerador ou consultor, já passamos pela situação de não ter as informações e os documentos que precisávamos em algum momento importante, não é verdade?

Vamos supor que um profissional gerencie 20 direitos minerários, para cada direito minerário ele cria uma pasta no computador, dentro de cada pasta existem PDF’s, planilhas, imagens, relatórios, recibos e diversos documentos a respeito daquele direito minerário em questão. São muitos documentos que podem ser salvos de maneira confusa, em posse de só uma pessoa e passíveis de serem perdidos devido a defeitos na máquina, por exemplo.

Em nossa plataforma, na aba eventos do módulo minerário, temos a opção de “anexar documentos”.

Através desta ferramenta, você pode anexar qualquer documento relacionado ao processo minerário que você realiza o monitoramento, evitando a criação de diversas pastas em seu computador (figura 02).  Muitas informações relacionadas ao seu trabalho já ficam registradas no Jazida e ter a possibilidade de anexar seus documentos relacionados aos eventos do Cadastro Mineiro se torna bem mais prático.

Figura 02: ferramenta anexar documentos. Fonte: Jazida.com

Você pode adicionar os relatórios finais de pesquisa (RFP), recibos de pagamentos, comprovantes de protocolos, fotografias da área, qualquer coisa!

Outra opção importante que o Jazida disponibiliza ao usuário é a opção de “adicionar informações” relevantes (figura 03).

Figura 03: ferramenta de adicionar informações. Fonte: Jazida.com

Através desta opção você pode adicionar informações de texto, números, datas, telefone e dinheiro (real, dólar, euro). Isso te ajuda a inserir informações sobre valores de taxas, datas em que determinadas ações foram tomadas e outros.

A última ferramenta que vamos apresentar no material de hoje é a opção de “inserir comentários”.

Essa ferramenta pode ser utilizada de diversas formas: para inserir comentários em geral, fazer check list de ações da equipe, listar pendências e o melhor: os comentários ficam registrados por cada colaborador no caso das empresas que possuem o módulo de Múltiplos usuários.  (figura 04).

Figura 04: ferramenta que possibilita inserir comentários em grupos monitorados. Fonte: Jazida.com

Vocês podem perceber que na figura 04 dois usuários fizeram comentários em um grupo monitorado. Foram inseridos “marcos” e “lembretes”, por exemplo: quando o Alvará de pesquisa foi publicado, quando as pesquisas foram iniciadas, entrega do RFP, início do DIPEM, etc.

Essa organização facilita bastante a distribuição e o registro de suas atividades a longo prazo. Uma dica é: à medida que as pendências forem executadas, excluam os comentários de “lembretes” e deixem somente os “marcos”.

Perceberam a importância dessas ferramentas para a integração do conhecimento e manutenção de um trabalho eficiente entre setores e equipes de uma empresa?

Gostaríamos de saber a opinião dos nossos usuários sobre as ferramentas do Jazida e se vocês possuem sugestões de melhoria que se adequem ao dia a dia das empresas.

Deixe aqui nos comentários, ou então estamos à disposição via WhatsApp (clique aqui) e através do e-mail contato@jazida.com.