A gestão dos processos minerários em um só lugar.

Mensalmente a equipe do Jazida elabora um material sobre as principais estatísticas do setor mineral brasileiro.

Caso você ainda não o tenha visto em nosso blog, te convido a acessar os últimos dados referentes a dezembro.

Finalizamos o ano de 2019 com a expectativa de que 2020 seja um ano promissor e de novos investimentos em nosso país. Nesse sentido a equipe do Jazida traz frequentemente informações a respeito do mercado mineral e fazemos interpretações cruzando os dados fornecidos pela nossa plataforma e notícias atuais do mercado.

Vamos ressaltar no material de hoje os principais acontecimentos do mês de dezembro, esperamos trazer a você informações relevantes e que te ajudem a se manter informado!

No mês de dezembro houveram 792 novos Requerimentos enviados a ANM, número inferior a novembro, os setores que se destacaram foram o de Agregados e Revestimento (234) e como é recorrente, o setor de Metais Preciosos (133):

Figura 1: Número de requerimentos realizados em dezembro no Brasil, agrupados por commodity. Fonte: Jazida.com

Se mantendo como o estado que mais protocolizou Requerimentos de Autorização de Pesquisa assim como no mês de novembro, o estado de Minas Gerais alcançou um número de 111 requerimentos em dezembro, dando destaque ao setor de Fertilizantes e Sais, o qual corresponde a 36 requerimentos.

O estado de Minas Gerais também ganha destaque quando tratamos de Títulos minerários publicados, ao todo no país foram 946 publicações, sendo 292 para MG e 247 para BA (estados que mais se destacaram.)

O estado do Rio Grande do Sul, se destacou em dezembro pelo número de Requerimentos de Licenciamento, o número total foi de 23. Falando na região sul, vocês sabiam que o estado do RS possui aproximadamente 80% do carvão mineral do país?

Isso mesmo, eles são a maior reserva do Brasil, porém, nem só de carvão se vive a região Sul. Existem pesquisas em andamento favoráveis para essa região, algumas delas são o de Retiro, em São José do Norte, para extração de titânio; o Três Estradas, em Lavras do Sul, para exploração de fosfato, o de Caçapava do Sul para mineração de cobre, zinco e outros minerais, e ainda o da Mina Guaíba em Charqueadas e Eldorado do Sul, também para mineração de carvão. Ficamos na torcida para que esses processos se desenvolvam durante o ano de 2020!

Figura 2: Mineração de carvão no RS, Mina de Candiota. Fonte: Companhia riograndense de mineração.

A região sudeste do nosso país também entra em destaque com o estado de São Paulo. Foram publicadas em todo o Brasil 128 concessões de lavra, sendo 50 delas para SP, número alto quando comparamos com o segundo colocado desse ranking, o estado do Paraná com 29 publicações.

Observamos também que dentre as publicações do estado de SP, uma delas foi concessão de lavra para filito. O filito tem muitos usos na construção civil e, devido às suas características intrínsecas, possibilita aptidões variadas. Seu conteúdo em micas o torna atrativo para uso ornamental e por conta disso ele é aplicado em uma variedade de projetos de design, incluindo fachadas de edifícios, bancadas de cozinhas e pisos no interior de entradas de museus e bibliotecas.

Outra informação interessante que podemos levantar através da nossa plataforma é o ranking de empresas que se destacaram durante um determinado mês. Em dezembro devemos dar destaque a Diamandel Mineração Ltda, ela foi responsável por realizar 35 requerimentos de pesquisa, todos eles em Minas Gerais, as substâncias requeridas fazem parte das categorias “Fertilizantes e sais” (Fosfato) e “Gemas e pedras preciosas” (Diamante).

Lembram quando falamos acima sobre MG se destacar no setor de “Fertilizantes e sais” para Requerimentos de Autorização de Pesquisa?Diamandel Mineração é o motivo desse acontecimento!

Através da ferramenta “pesquisa avançada” na plataforma do Jazida, é possível pesquisar qualquer empresa através do seu nome e visualizar seus processos pela commodity ou até mesmo pela faseem que se encontra, veja nas imagens abaixo:

Ficou em dúvida sobre algum dado apresentado, ferramenta ou termo utilizado? Fale com a nossa equipe, queremos saber a sua opinião!

Fique à vontade para entrar em contato com a nossa equipe e buscar soluções para os seus negócios!



Referências

Estatísticas do Setor Mineral de Dezembro de 2019.https://blog.jazida.com/estatisticas-do-setor-mineral-de-dezembro-de-2019/. Acesso em 14 de janeiro de 2020.

Companhia riograndense de mineração. http://www.crm.rs.gov.br/conteudo/858/?Mina-de-Candiota#.Xh43-MhKjIU. Acesso em 14 de janeiro de 2020.

Rochas industriais. http://recursomineralmg.codemge.com.br/substancias-minerais/rochas-industriais/#defini%C3%A7%C3%A3o-1. Acesso em 14 de janeiro de 2020.

You’ve successfully subscribed to Jazida
Welcome back! You’ve successfully signed in.
Great! You’ve successfully signed up.
Your link has expired
Success! Check your email for magic link to sign-in.