Os números do setor mineral – Dezembro 2019

Os números do setor mineral – Dezembro 2019

Mensalmente a equipe do Jazida elabora um material sobre as principais estatísticas do setor mineral brasileiro.

Caso você ainda não o tenha visto em nosso blog, te convido a acessar os últimos dados referentes a dezembro.

Finalizamos o ano de 2019 com a expectativa de que 2020 seja um ano promissor e de novos investimentos em nosso país. Nesse sentido a equipe do Jazida traz frequentemente informações a respeito do mercado mineral e fazemos interpretações cruzando os dados fornecidos pela nossa plataforma e notícias atuais do mercado.

Vamos ressaltar no material de hoje os principais acontecimentos do mês de dezembro, esperamos trazer a você informações relevantes e que te ajudem a se manter informado!

No mês de dezembro houveram 792 novos Requerimentos enviados a ANM, número inferior a novembro, os setores que se destacaram foram o de Agregados e Revestimento (234) e como é recorrente, o setor de Metais Preciosos (133):

Figura 1: Número de requerimentos realizados em dezembro no Brasil, agrupados por commodity. Fonte: Jazida.com

Se mantendo como o estado que mais protocolizou Requerimentos de Autorização de Pesquisa assim como no mês de novembro, o estado de Minas Gerais alcançou um número de 111 requerimentos em dezembro, dando destaque ao setor de Fertilizantes e Sais, o qual corresponde a 36 requerimentos.

O estado de Minas Gerais também ganha destaque quando tratamos de Títulos minerários publicados, ao todo no país foram 946 publicações, sendo 292 para MG e 247 para BA (estados que mais se destacaram.)

O estado do Rio Grande do Sul, se destacou em dezembro pelo número de Requerimentos de Licenciamento, o número total foi de 23. Falando na região sul, vocês sabiam que o estado do RS possui aproximadamente 80% do carvão mineral do país?

Isso mesmo, eles são a maior reserva do Brasil, porém, nem só de carvão se vive a região Sul. Existem pesquisas em andamento favoráveis para essa região, algumas delas são o de Retiro, em São José do Norte, para extração de titânio; o Três Estradas, em Lavras do Sul, para exploração de fosfato, o de Caçapava do Sul para mineração de cobre, zinco e outros minerais, e ainda o da Mina Guaíba em Charqueadas e Eldorado do Sul, também para mineração de carvão. Ficamos na torcida para que esses processos se desenvolvam durante o ano de 2020!

Figura 2: Mineração de carvão no RS, Mina de Candiota. Fonte: Companhia riograndense de mineração.

A região sudeste do nosso país também entra em destaque com o estado de São Paulo. Foram publicadas em todo o Brasil 128 concessões de lavra, sendo 50 delas para SP, número alto quando comparamos com o segundo colocado desse ranking, o estado do Paraná com 29 publicações.

Observamos também que dentre as publicações do estado de SP, uma delas foi concessão de lavra para filito. O filito tem muitos usos na construção civil e, devido às suas características intrínsecas, possibilita aptidões variadas. Seu conteúdo em micas o torna atrativo para uso ornamental e por conta disso ele é aplicado em uma variedade de projetos de design, incluindo fachadas de edifícios, bancadas de cozinhas e pisos no interior de entradas de museus e bibliotecas.

Outra informação interessante que podemos levantar através da nossa plataforma é o ranking de empresas que se destacaram durante um determinado mês. Em dezembro devemos dar destaque a Diamandel Mineração Ltda, ela foi responsável por realizar 35 requerimentos de pesquisa, todos eles em Minas Gerais, as substâncias requeridas fazem parte das categorias “Fertilizantes e sais” (Fosfato) e “Gemas e pedras preciosas” (Diamante).

Lembram quando falamos acima sobre MG se destacar no setor de “Fertilizantes e sais” para Requerimentos de Autorização de Pesquisa?Diamandel Mineração é o motivo desse acontecimento!

Através da ferramenta “pesquisa avançada” na plataforma do Jazida, é possível pesquisar qualquer empresa através do seu nome e visualizar seus processos pela commodity ou até mesmo pela faseem que se encontra, veja nas imagens abaixo:

Ficou em dúvida sobre algum dado apresentado, ferramenta ou termo utilizado? Fale com a nossa equipe, queremos saber a sua opinião!

Fique à vontade para entrar em contato com a nossa equipe e buscar soluções para os seus negócios!



Referências

Estatísticas do Setor Mineral de Dezembro de 2019.https://blog.jazida.com/estatisticas-do-setor-mineral-de-dezembro-de-2019/. Acesso em 14 de janeiro de 2020.

Companhia riograndense de mineração. http://www.crm.rs.gov.br/conteudo/858/?Mina-de-Candiota#.Xh43-MhKjIU. Acesso em 14 de janeiro de 2020.

Rochas industriais. http://recursomineralmg.codemge.com.br/substancias-minerais/rochas-industriais/#defini%C3%A7%C3%A3o-1. Acesso em 14 de janeiro de 2020.