Avisos de Licitação nº 1/2023 - CPRM
Informamos que no Diário Oficial da União do dia 12 de setembro de 2023 houve a publicação dos Avisos de Licitação Leilão nº 1/2023 - CPRM, que torna público o Edital nº 1/2023, na modalidade leilão de áreas.
Ao todo serão ofertadas 27 áreas para prospecção de ouro, diamante e agrominerais localizadas no Norte e Nordeste. Essas regiões são compostas por depósitos minerais descobertos pelo Serviço Geológico do Brasil entre as décadas de 1980 e 1990 nos estados do Pará, Tocantins, Pernambuco e Bahia. Fosfato e Caulim também estão na lista dos minerais que podem ser encontrados nestas áreas.
A Sessão Pública do Leilão será realizada a partir das 10 horas do dia 18 de outubro de 2023, no Salão Nobre do Escritório do Rio de Janeiro da SGB/CPRM localizado na Avenida Pasteur nº 404, Praia Vermelha - Urca-RJ.
O prazo para contestar o edital vai até dia 10 de outubro de 2023.
A sessão visa executar um contrato inicial para transferência direitos minerários das áreas. Atendidas as condições do edital e legislação, a transferência será finalizada. Leia mais sobre cada área abaixo.
Agrominerais Aveiro (PA)
O projeto Agrominerais Aveiro corresponde a união de dois projetos do Serviço Geológico do Brasil: Gipsita Rio Cupari e Calcário Aveiro.
São três processos minerários de gipsita com 2.887 hectares, situadas às margens do rio Cupari, afluente do rio Tapajós, no município de Aveiro, no estado do Pará.
O depósito de calcário localiza-se às margens do rio Tapajós. A área estudada apresenta 998 hectares e recursos minerais de mais de 500 milhões de toneladas de calcário.
Para acessar o edital e os estudos realizados na área do projeto, clique aqui.
Ouro de Natividade (TO)
O projeto Ouro de Natividade localiza-se na porção sul do estado do Tocantins, a 220 km de Palmas e 620 km de Brasília e corresponde a uma área de 3.925,73 hectares.
Os resultados obtidos a partir dos estudos da SBG indicam 724.539 t de minério com teor médio de ouro de 1,02 g/t.
Para acessar o edital e os estudos realizados na área do projeto, clique aqui.
Diamante Santo Inácio (BA)
As áreas do projeto Diamante Santo Inácio localizam-se na porção centro-noroeste da Bahia, no distrito de Santo Inácio, município de Gentio do Ouro. O projeto é integrado por cinco processos minerários, totalizando 2.400 ha.
A reavaliação do depósito diamantífero de Santo Inácio calculou a ocorrência de 245 milhões de toneladas de minério.
Para acessar o edital e os estudos realizados na área do projeto, clique aqui.
Fosfato de Miriri (PB/PE)
O projeto Fosfato de Miriri envolve um conjunto de áreas na região costeira da Paraíba e de Pernambuco, com cerca de 45 km no sentido norte-sul – ao sul da cidade de João Pessoa/PB.
São sete processos minerários que totalizam 6.112,18 hectares com 115 milhões de toneladas de minério de fosfato.
Para acessar o edital e os estudos realizados na área do projeto, clique aqui.
Projeto Caulim no Rio Capim (PA)
O Projeto Caulim no Rio Capim é uma iniciativa que envolve a concessão de áreas de mineração de caulim na região do Rio Capim, localizada no estado do Pará, Brasil. O projeto inclui duas áreas distintas conhecidas como "Bloco Sul" e "Bloco Norte", totalizando uma área de 10.000 hectares.
Para acessar o edital e os estudos realizados na área do projeto, clique aqui.
As informações detalhadas sobre cada um dos cinco leilões, que acontecerão simultaneamente no dia 18 de outubro, estão disponíveis no link https://www.sgb.gov.br/publique/Acesso-a-Informacao/Leiloes-dos-Ativos-Minerarios-do-SGB-6571.html.
Como ver as áreas ofertadas?
Com o Jazida você pode ver de forma descomplicada todas as 27 áreas ofertadas. Para isso, basta ativar o filtro Leilão - CPRM na aba “Áreas em Disponibilidade” e elas são plotadas imediatamente no mapa.
Ao clicar em cada uma das áreas, você tem acesso aos dados do processo minerário.
Monitore o processo para acompanhar todas as movimentações e as fases do Leilão - CPRM.
Acesse o Jazida.com para explorar a plataforma ou entre em contato com a nossa equipe de especialistas pelo chat do site.